Estados Unidos e China “alcançaram um novo consenso em assuntos importantes” nas discussões sobre acordos comerciais, informou nesta sexta-feira a agência oficial Xinhua, citando o negociador e vice-premier chinês, Liu He.
Liu, que se encontrou na tarde de quinta-feira com o presidente americano, Donald Trump, comunicou ao líder americano um apelo do presidente chinês, Xi Jinping, por uma “conclusão rápida” das negociações comerciais entre os dois países.
“Na atual situação, o desenvolvimento saudável e estável das relações entre China e Estados Unidos está conectado ao interesse de chineses e americanos”, disse Liu ao repassar a mensagem de Xi.
Trump declarou na quinta que os Estados Unidos e a China estão a um mês de um acordo potencialmente “épico” para dar fim à guerra comercial entre as maiores economias do mundo.
“Nós provavelmente saberemos sobre isso nas próximas quatro semanas. Pode demorar mais duas semanas depois disso… Tudo parece estar indo muito bem”, disse Trump após receber Liu no Salão Oval da Casa Branca.
Para Trump, há condições para se chegar a um pacto potencialmente “histórico” e “épico”.
As negociações em Washington, iniciadas na quarta-feira, estão previstas para ir até sexta-feira.