As autoridades dos Estados Unidos divulgaram um cartaz com os 26 “rostos mais procurados do terrorismo global”, com a esperança de obter informações para capturar criminosos como Osama Bin Laden.
“Eles podem ser presos. Vamos pagar por sua ajuda”, diz o cartaz, que oferece recompensas de até 25 milhões de dólares por informações que evitem uma ação terrorista ou leve à prisão de pessoas ligadas a ataques contra americanos ou interessses dos Estados Unidos.
O departamento americano de Estado e o departamento de Segurança Interna começaram a distribuir os cartazes nos aeroportos dos Estados Unidos para aproveitar o movimento de final de ano, e também planejam fazer o mesmo nos aeroportos, portos e estações de todo o mundo, disse a porta-voz Julie Reside.
O principal rosto no cartaz é o do líder da rede terrorista Al-Qaeda, Osama Bin Laden, mas outras “personalidades” do terrorismo internacional, como Ayman al Zawahiri, braço direito de Bin Laden, e o egípcio Abu Ayyub al Masri, um dos líderes da Al-Qaeda no Iraque, também estão no anúncio.
Os nomes de Dulmatin, do grupo extremista do sudeste asiático Jema Islamiya, e Jamal Muhamad Al Badawi, um iemenita ligado ao ataque contra o navio americano USS Cole, em outubro de 2000, integram ainda o cartaz.
Segundo a porta-voz Reside, esta é a primeira vez que homens procurados de tal importância aparecem juntos em um mesmo cartaz.