domingo, 22/12/2024
InícioSaúdeEstudo revela que saúde intestinal dos pais pode influenciar saúde física e...

Estudo revela que saúde intestinal dos pais pode influenciar saúde física e mental dos filhos

Os benefícios de ter uma microbiota saudável são muito abrangentes.

Os homens que estão pensando em ser pais talvez precisem considerar a avaliação de sua saúde intestinal depois que os pesquisadores descobriram uma ligação entre a microbiota intestinal do pai e a saúde de seus filhos.

Usando camundongos, os pesquisadores do Florey examinaram como a microbiota intestinal deficiente em camundongos machos influencia a saúde física e mental da prole. Os pesquisadores administraram antibióticos orais a camundongos machos para esgotar sua microbiota intestinal e depois examinaram seus efeitos.

O que foi descoberto foi que os antibióticos orais esgotaram a microbiota intestinal de camundongos machos, o que causou alterações em seus espermatozoides. Isso, por sua vez, causou alterações em partes do material genético, conhecidas como RNAs não codificantes ou piRNA. Os RNAs não codificadores são essenciais para a regulação do desenvolvimento da prole, do peso corporal e do comportamento.

Após o acasalamento com camundongos fêmeas, verificou-se que a prole resultante apresentava peso corporal reduzido e cólon encurtado. Por outro lado, a prole feminina apresentou mudanças significativas nos comportamentos afetivos, como ansiedade e comportamentos do tipo depressivo.

No entanto, os pesquisadores observaram que a prole feminina não apresentou resultados cognitivos alterados. “Estamos acostumados a ouvir que as mulheres precisam cuidar de sua saúde física para o bem do bebê”, disse o professor Anthony Hannan em um comunicado à imprensa.

“Nossas descobertas em camundongos e as descobertas emergentes em humanos sugerem que é importante que os homens também façam isso.”

Importância da pesquisa para os homens

Embora a influência da microbiota intestinal feminina sobre o desenvolvimento da prole esteja bem estabelecida, os pesquisadores observaram que o papel da microbiota intestinal masculina permanece amplamente desconhecido.

“De modo geral, o presente estudo fornece a primeira evidência de um papel da microbiota intestinal paterna na modulação da fisiologia e do comportamento da prole”, afirma o estudo.

“Essas descobertas podem ter implicações mais amplas para outras espécies animais com microbiota intestinal, epigenética intergeracional e biologia do desenvolvimento comparáveis, incluindo os seres humanos.”

O professor associado Tim Moss da Healthy Male disse ao Epoch Times que esses estudos são encorajadores, pois mostram que a atenção ao papel dos pais e como ele contribui para a saúde da prole está começando a chamar a atenção.

“Estudos como esse são significativos simplesmente porque estão sendo realizados”, disse Moss.

“Como os pesquisadores mencionam em seu artigo, os estudos sobre a influência dos pais em seus filhos são muito menores do que os estudos sobre os efeitos das mães. Isso vale tanto para estudos em humanos quanto para estudos experimentais em camundongos e outras espécies.” “Quando se trata de reprodução, os machos são frequentemente ignorados.”

Moss disse que pouquíssimos homens e mulheres comem de acordo com as diretrizes dietéticas australianas. Por exemplo, apenas 2% dos homens australianos com idade entre 19 e 50 anos comem o número recomendado de porções de vegetais por dia.

Além disso, as alterações no microbioma intestinal foram associadas a diferentes doenças em homens, como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e depressão. “Essas estão entre as principais causas da saúde precária dos homens australianos”, disse Moss.

Além disso, o consumo de álcool entre os australianos do sexo masculino mostra uma tendência preocupante, com mais de 1 em cada 5 bebendo álcool em um nível que coloca sua saúde em risco.

“O consumo de álcool tem efeitos sobre o microbioma intestinal, e estudos em humanos mostram que altos níveis de consumo de álcool têm efeitos prejudiciais à saúde”, disse ele. “Sabemos que uma dieta saudável é fundamental para a saúde de todos. Comer uma variedade de alimentos saudáveis é uma das maneiras de garantir que a microbiota intestinal esteja saudável”, finaliza.

Fonte: Epoch Times Brasil

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes