Eles apontaram que 15 minutos
Uma boa notícia para quem tem o hábito de tirar um cochilo depois do almoço ou até durante a tarde. Um estudo publicado em junho na revista Sleep Health avaliou as vantagens das sonecas regulares e descobriu que elas podem trazer benefícios ligados à saúde do cérebro.
Pesquisadores da University College London, no Reino Unido, e da University of the Republic, no Uruguai, examinaram a relação entre o cochilo diurno e a cognição. Eles apontaram que 15 minutos foram “benéficos para o desempenho em certas tarefas cognitivas” imediatamente após o referido descanso.
De acordo com o site Real Simple, os estudiosos foram ir além: eles tentaram comprovar se havia uma causa direta de cognição saudável e maior volume cerebral nos indivíduos que fazem a prática com regularidade.
Para isso, analisaram os dados genéticos de mais 350 participantes do estudo Uk Biobank. Olhando para vários trechos de DNA que se acredita estarem associados ao cochilo habitual, eles compararam a saúde cognitiva e a estrutura cerebral (com exames de ressonância magnética) de pessoas que têm essas variações genéticas de dormir por alguns minutos com aquelas que não têm.
As análises mostraram uma ligação clara e positiva, incluindo diferenças visíveis no volume total do cérebro, de cerca de 15 centímetros cúbicos. Porém, os pesquisadores alertaram para a necessidade de mais estudos para realmente provar essa teoria.
Fonte: Metrópoles