Você pode passar horas na frente de points badalados, ficar à espreita em lojas para ricaços da Rodeo Drive ou gastar todo o orçamento da viagem em um restaurante da moda. Mas a maneira mais fácil de ver uma celebridade é acompanhar as cerimônias da Calçada da Fama de Hollywood, onde os famosos homenageados marcam presença, desde de que estejam vivos e sejam humanos – e não um personagem da Disney.
Saber quando vão acontecer essas festas nem é difícil. Basta entrar no site da Câmara de Comércio de Hollywood, que noticia os eventos pelo menos uma semana antes de eles ocorrerem. O horário é quase sempre o mesmo: 11h30. Convém, claro, chegar bem antes disso, para garantir uma visão decente de seu astro preferido (ou do que está à disposição). Só para lembrar, a Calçada da Fama, com suas muitas estrelas, fica na Hollywood Boulevard.
Mas a caçada aos famosos tem outros endereços. É o caso do Kodak Theatre (onde ocorrem as premiações da Academia de Cinema, do Grauman””””s Chinese Theatre (onde as celebridades deixam as marcas das mãos e dos pés no concreto; e de vários museus na cidade.
História
A Calçada da Fama foi criada em 1960, como forma de impulsionar a revitalização daquele trecho de Hollywood, e agora o exibe mais de 2 mil estrelas. A lista dos homenageadas vai desde ídolos inquestionáveis, como Judy Garland, a pessoas obscuras nos dias atuais, como o astro do cinema mudo Art Acord. Abre espaço, também, para animais. Lassie e Mickey Mouse estão lá, você vai ver.
Na década de 1980, surgiu a norma de que as personalidades homenageadas tinham de comparecer à inauguração de suas respectivas estrelas. Desde essa época as cerimônias viraram prato cheio para a mídia e para curiosos.
Para receber a honraria, a pessoa precisa ter contribuído com pelo menos cinco anos de trabalho artístico e ter prestado algum tipo de serviço à comunidade. Os indicados, seus patrocinadores e fãs têm, ainda, de arcar com o custo de US$ 25 mil para instalar a estrela.
Certamente, a Calçada da Fama ajudou a revitalizar Hollywood. Basta pensar que a área recebe atualmente 10 milhões de visitantes por ano. E não é preciso ficar preocupado com a possibilidade de acabar o espaço na calçada. A área está sendo duplicada.
Como ver alguém famoso estava na lista de coisas que minhas filhas queriam durante recentes férias em Los Angeles, partimos para Hollywood Boulevard. Lá, vimos que estava sendo preparada uma estrela para Halle Berry, que seria homenageada no dia seguinte.
Para acompanhar tudo, chegamos uma hora antes e conseguimos um lugar perto do tapete vermelho, onde muitos já se aglomeravam. Primeiro, apareceu Samuel L. Jackson, amigo dela. E já foi uma festa.
Mas quando Berry chegou, vestida com um longo colante, a multidão ficou selvagem. Ela falou de forma emocionada e depois desapareceu de nossas vistas. Pelas fotos nas revistas, vimos que naquele momento a atriz tinha deitado do lado de sua estrela.