sexta-feira, 10/01/2025
InícioCidadeEstiagem ameaça abastecimento de água em Várzea Grande

Estiagem ameaça abastecimento de água em Várzea Grande

A estiagem que atinge a região Centro Oeste do país está preocupando a população e o órgão responsável pela captação e distribuição de água em Várzea Grande. No município, pelo menos 45 bairros são abastecidos por poços artesianos que em sua maioria foram perfurados pela extinta Sanemat há mais de 20 anos.

Para amenizar o problema, o diretor-presidente do Departamento de Água e Esgoto municipal (DAE), Jeverson Missias, informa que a população mais afetada será atendida com o envio de caminhões pipas. “A ordem é para que sejam mantidos cheios os reservatórios de água de casa em casa. Outra medida que está sendo tomada é a limpeza dos poços e a manutenção das bombas, ressaltando que muitas delas estão com sua vida útil vencida”, declarou.

Missias ressalta que a maioria dos poços possui um fluxo de água muito baixa, o que vem provocando o transtorno. Para piorar a situação há mais de dois meses não chove em Mato Grosso, e é natural que as fontes de água, como os poços artesianos, acabem secando.

O trabalho junto às comunidades afetadas com ausência de água será contínuo e, o problema de fornecimento de água não só nos 45 bairros abastecidos via poços artesianos, mas em pelo menos 60% da cidade será amenizado dentro de quatro meses, quando parte da obra do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) será entregue pela atual administração.

“O trabalho está em ritmo acelerado e colocará um fim num dos grandes problemas vividos pela população várzea-grandense há mais de quarenta anos: a falta de água nas residências”, afirmou.

Apesar de o DAE não alarmar os moradores, a ordem é economizar. “Estamos fazendo o possível para manter todas as residências abastecidas, mas as pessoas não devem desperdiçar este bem tão precioso”, alerta Missias. Quanto aos rompimentos dos canos da rede ou nas residências, a situação deve ser comunicada à prefeitura através do serviço “Alô Prefeito” pelo telefone 3688-3130.

Confira os bairros afetados:
– Jardim Primavera, Monte Castelo, 15 de Maio, Vitória Régia, Vila Operária, Capela do Piçarrão, Sete de Maio, 24 de Dezembro, 13 de Setembro, Souza Lima, Pai André, Praia Grande, Eliane Gomes, Gonçalo Botelho, Capão do Pequi, Capão Grande, Colinas Verdejantes, Cohab João Baracat, Ouro Verde, Portal da Amazônia, Parque Boa Vista, Santa Maria, Costa Verde, Pirinéu, Loteamento Costa Verde, Engordador, Parque São João, Unipark, Santa Luzia, Santa Clara, Maringá, Parque do Lago, Jardim União, Cohab Cristo Rei, Lagoa do Jacaré, Hélio Ponce, Cohab Jaime Campos, Dom Bosco, Dom Orlando, Vista Alegre, parte do Cristo Rei, Carrapicho, São Gonçalo Beira Rio, Residencial Aurília e 8 de Abril.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes