domingo, 22/12/2024
InícioSaúdeEstado reforça convocação para campanha de vacinas da rubéola e poliomielite

Estado reforça convocação para campanha de vacinas da rubéola e poliomielite

O Estado de Mato Grosso alcançou no último sábado (09.08), uma cobertura de 22.60 % da meta de 1.472.631 de pessoas que serão vacinadas contra a Rubéola, o que significa que um número de 332.816 mil homens e mulheres com idade entre 12 e 39 anos foram imunizadas contra a doença no período.

Os dados são preliminares e o Estado aguarda as informações dos municípios para a atualização. No caso de muitos municípios distantes, de áreas de difícil acesso (Pantanal) e de área rural, os dados ainda estão sendo contabilizados.

“O Estado teve um bom desempenho neste primeiro dia de campanha. Porém é necessário que a população, dentro dessa faixa etária de chamamento, que ainda não foi vacinada procure os Postos de Vacinação até o dia 12 de Setembro”, afirmou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, Miriam Estela de Souza Freire.

As vacinas estão disponíveis nos Postos de Saúde dos 141 municípios de Mato Grosso. “O Estado precisa atingir a sua meta e vacinar a todos”, complementou.

Já quanto à segunda fase da campanha da poliomielite os dados preliminares apontam uma cobertura vacinal de 38,66% (103.295) da meta de 267.169 crianças menores de cinco anos, do Estado.

NACIONAL – No primeiro dia da campanha de vacinação contra rubéola, o Brasil superou em 40% a meta inicial do trabalho que se prolonga até o dia 12 de setembro. Até o momento, foram imunizadas contra a doença 10,2 milhões de pessoas, ou seja, 14,56% da população alvo. Neste primeiro dia, a previsão era de que 10% dos brasileiros que devem ser vacinados fossem atingidos. A meta do Ministério da Saúde é estender a cobertura vacinal para 70 milhões de brasileiros, principalmente os homens com idades de 20 a 39 anos

Os Estados que apresentaram melhor desempenho neste sábado foram Santa Catarina (com a superação de 28,24% da meta estadual), Sergipe (23,59%), Ceará (21,02%), Pernambuco (20,51%), Mato Grosso do Sul (19,6%), Espírito Santo (19,32%), Mato Grosso (22,60% – Atualizado), Paraíba (17,24%) e Piauí (17,23%). Do ponto de vista regional, os números mais positivos são os do Sul (17,55% da população alvo), seguidos pelo Centro-Oeste (15,36%), Nordeste (14,99%), Sudeste (13,89%) e Norte (11,07%).

A coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) destaca que estes números são parciais, sendo que os dados de 406 municípios ainda não foram contabilizados. Quem ainda não tomou sua dose pode fazê-lo nos próximos dias, para tanto basta procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa.

Comentando sobre os percentuais de cobertura o secretário da Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Gerson Penna disse: “Trata-se de um resultado importante para um trabalho que está apenas em seu primeiro dia. Tivemos um movimento expressivo nos postos de saúde, o que demonstra a vontade do cidadão de eliminar esta doença de vez do país”.

Foram imunizadas, no sábado (09.08), 5.956.796 crianças com menos de cinco anos, que tomaram a segunda dose da vacina contra a poliomielite em todo o território nacional. O total representa 37,6% da população alvo.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes