domingo, 22/12/2024
InícioCidadeEstado estimula cadeia produtiva de fitoterápicos e plantas medicinais

Estado estimula cadeia produtiva de fitoterápicos e plantas medicinais

O Governo do Estado vai estimular a cadeia produtiva de fitoterápicos e plantas medicinais em Mato Grosso.

Viveiros da Empaer produzem mudas de plantas medicinais e aromáticas para o Fitoplma
renda, além de assegurar a comercialização dos produtos para fomentar a atividade. A iniciativa consta no Programa Estadual de Fitoterápicos, Plantas Medicinais e Aromáticas com fins Terapêuticos e Alimentares (Fitoplama).

Implantado em 2003, o Fitoplama é um programa que visa a melhoria da qualidade de vida da população, através da utilização da flora mato-grossense. A política de ação do Fitoplama contempla áreas de conhecimento referentes à preservação e conservação cultural e ambiental, cultivo e beneficiamento primário e produção de medicamentos fitoterápicos.

Com a união de secretarias e ações do Governo, as próximas etapas do programa são identificar empresas-âncoras que possam comercializar a produção e sua inclusão no Programa MT Regional por meio dos consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico e sócioambiental, disse o secretário de Desenvolvimento Rural, Clóves Vettorato, em reunião ocorrida na tarde desta terça-feira (14.09) com representantes das secretarias de Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Meio Ambinete (Sema), Saúde (Ses), Planejamento(Seplan) e Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).

“Essa é uma cadeia produtiva extremamente importante para ser desenvolvida em pequenas áreas”, disse Vettorato, citando como exemplo os assentamentos rurais, cujos produtores poderiam assegurar a venda de seus cultivares em projeto que “tenha começo, meio e fim”.

Conforme a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), existe uma relação de 34 espécies de plantas medicinais e aromáticas com registro simplificado as quais poderão ser comercializadas como chás e fitoterápicos. A produção e distribuição dessas mudas e outras espécies permitirão o fomento da produção de matéria-prima para ser utilizada em laboratório, com a produção de fitoterápicos e óleos essenciais. “É um programa maravilhoso que pode alavancar uma política de renda”, frisou Vettorato.

O Estado já formou multiplicadores desta cadeia produtiva por meio de curso de Especialização Pós Médio em Cultivo de Plantas Medicinais, Aromáticas e Alimentares promovido pela Setecs. Atualmente, eles estão organizados numa associação que poderá ser uma entidade responsável no elo com as empresas que possam se instalar em Mato Grosso.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes