quinta-feira, 07/11/2024
InícioPolíticaEstabelecimentos terão que recolher medicamentos vencidos

Estabelecimentos terão que recolher medicamentos vencidos

A Assembleia Legislativa começa a analisar projeto de lei do deputado Gilmar Fabris (DEM) que deverá instituir o Programa Estadual de Coleta de Medicamentos Vencidos ou Danificados. A medida obrigará fabricantes, importadores, comerciantes, distribuidores, revendedores de medicamentos, postos de saúde e hospitais no Estado de Mato Grosso, a recolherem em recipientes adequados, todos os medicamentos vencidos ou estragados de que dispuserem.

A coleta deverá ser realizada pelos laboratórios fabricantes e pelos distribuidores de medicamentos com apoio da rede farmacêutica. Gilmar Fabris também sugere proveito às embalagens de papel, papelão, bulas, embalagens plásticas e de vidros.

“As embalagens dos medicamentos poderão perfeitamente ser aproveitadas em programas de reciclagem”, sugere o deputado, alertando que o descarte de medicamentos vencidos no lixo compromete e, muito, a qualidade da água e do solo, trazendo graves prejuízos ambientais e para a saúde da população. O tema tem sido objeto de discussão nos últimos anos por todo o meio acadêmico e científico, pelos Governos em geral, Assembléias Legislativas, Câmaras Municipais.

“Em análise aos projetos que tramitam em vários Estados, notadamente São Paulo e Rio de Janeiro, é que me inspirei para apresentar esse projeto de extrema relevância para saúde pública do nosso Estado”, defende Fabris, cobrando que os órgãos em questão comecem a assumir nova postura em relação ao descarte correto de medicamentos vencidos ou danificados.

Remédios fora do prazo podem causar sérios danos à saúde
Um estudo da Universidade São Judas Tadeu, do Rio de Janeiro, mostra que 98% da população descarta medicamentos de forma incorreta. Segundo a farmacêutica Tânia Carmem Govato, autora da pesquisa, quando uma pessoa joga o remédio no lixo comum, ela estimula intoxicação de crianças, cachorros e outros animais. “O correto é levar os remédios para um posto de coleta. Depois de recolhidos, os remédios passam por uma triagem e, em seguida, são incinerados”explica.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes