quinta-feira, 21/11/2024
InícioBrasilEstá pronto o primeiro viaduto da Ferrovia de Integração Estadual de Mato...

Está pronto o primeiro viaduto da Ferrovia de Integração Estadual de Mato Grosso

A obra de arte marca a primeira etapa do projeto que ligará o Médio-Norte do estado ao Porto de Santos (SP).

A Rumo acaba de finalizar as obras do primeiro viaduto da Ferrovia de Integração de Mato Grosso. Localizada no Km ferroviário 008+600 em Rondonópolis, a obra de arte passa por cima da BR-163 e foi construída sem interromper o tráfego intenso da rodovia. A nova ferrovia terá mais de 700 km ligando o Médio-Norte ao Sul do estado, sempre em direção ao Porto de Santos (SP).

O viaduto tem 107 metros de extensão e quatro vãos, sendo dois laterais com 23 metros de altura, e dois centrais com 30 metros de altura. A obra envolveu 120 profissionais do setor de engenharia e construção, 50 equipamentos e não registrou nenhum acidente durante os 220 dias de trabalho. De material, foram utilizados 190 mil m³ de terra, 1.900 m³ de concreto e 250 toneladas de aço.

As partes pré-moldadas que compõem o viaduto foram deslocadas in loco, e as vigas foram movimentadas por guindastes com capacidade para içar 450 toneladas. Na área ambiental, a concessionária mapeou e acompanhou o resgate da flora e fauna locais em uma área total de 16 hectares, equivalente a 16 campos de futebol.

 
A entrega do viaduto faz parte de um cronograma dividido em módulos e com investimento total estimado entre R$ 14 e R$ 15 bilhões. Estima-se a geração de 186 mil empregos no Estado de Mato Grosso, potencializando a economia e tornando o país mais capacitado para o desenvolvimento sustentável.

O projeto da ferrovia estadual consiste em um importante corredor logístico, que ligará os municípios de Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Cuiabá no estado do Mato Grosso. Para a primeira fase de 211 quilômetros até Campo Verde, os custos variam entre R$ 4 bilhões e R$ 4,5 bilhões. A construção desse trecho deve ser executada até 2025, conforme o avanço na emissão das licenças e autorizações. Ainda neste primeiro semestre de 2023, a Rumo inicia as obras de terraplanagem e drenagem dos 211 quilômetros previstos entre as cidades de Rondonópolis e Campo Verde, que receberá novas obras de grande porte.

Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A Companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. A Rumo está presente na 18ª carteira do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que reconhece as empresas que são referências em práticas ESG.

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes