O seminário começou a partir das 8h, no auditório da sede administrativa da Defensoria Pública de Mato Grosso, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. O evento é aberto ao público em geral – há apenas 70 vagas disponíveis – e os participantes vão receber um certificado de 8 horas. Este será o primeiro de uma série de seminários Em Defesa Delas em Mato Grosso.
“O objetivo é fomentar a discussão sobre os direitos humanos das mulheres. Como teremos a reunião da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos da Mulher do CONDEGE no dia 28, em Cuiabá, fizemos o seminário para que as defensoras do Brasil inteiro pudessem participar e conhecer as ações positivas em prol das mulheres de Mato Grosso”, explicou a defensora pública Rosana Leite, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher (Nudem).
Segundo a defensora, leis e ações afirmativas serão expostas e esclarecidas no evento, trazendo visibilidade à temática. “Esse tipo de ação também possui o condão de enfrentar e prevenir a não ocorrência das variadas violências que acontecem contra as mulheres”, destacou.
Durante o seminário, haverá uma exposição das Mulheres da Economia Solidária e uma Oficina de Turbantes. Também serão arrecadados no local produtos de higiene pessoal para as detentas do presídio Ana Maria do Couto May. O resumo das discussões do seminário será encaminhado ao Governo do Estado de Mato Grosso e ao Ministério da Justiça.
Seminário Em Defesa Delas
Data: 27 de junho (a partir das 8h)
Local: Sede administrativa da Defensoria Pública