Populares e amplamente disponíveis nas farmácias, esses produtos têm efeitos colaterais assustadores
Não é novidade, os medicamentos prescritos por profissionais de saúde facilitam e muitas das vezes salvam nossas vidas. Mas tudo sem seus dois lados e não é diferente com esses fármacos. É preciso ter bastante cautela com o uso deles.
O EM OFF reuniu uma lista dos medicamentos prescritos mais perigosos que existem, que são conhecidos por causar mortes devido à overdose e outras consequências devastadoras. Populares e amplamente disponíveis nas farmácias, esses produtos têm efeitos colaterais assustadores. Absurdamente comuns, todo cuidado é pouco.
- Alprazolam
Conhecido comumente como Xanax, o alprazolam é um potente benzodiazepínico usado para tratar insônia e transtornos de ansiedade generalizada. Aproximadamente 20% das pessoas com transtornos de ansiedade também lutam contra o abuso da substância alprazolam. Na verdade, o uso prolongado desta droga pode resultar em distúrbios neurológicos inevitáveis.
- Metilfenidato
Este medicamento é mais frequentemente usado para tratar o TDAH e a narcolepsia. É mais comumente conhecido como Ritalina e provou ser eficaz no aumento dos níveis de energia e desempenho cognitivo. Embora tenha sido demonstrado que esta droga tem efeitos positivos em pacientes, o abuso da droga pode levar a alucinações, agressão, dores musculares e até morte.
- Clonazepam
Também conhecido pelos nomes mais comuns de Klonopin e Rivotril, este medicamento é classificado como benzodiazepínico. É usado para tratar convulsões e transtornos de pânico. Esta droga é amplamente utilizada devido às sensações de euforia e relaxamento que cria. E embora o uso do clonazepam raramente seja fatal, torna-se problemático quando misturado com outras drogas ou álcool.
- Antidepressivos
Esses tipos de medicamentos são mais comumente conhecidos por tratar transtornos de humor graves e depressão. Às vezes, são prescritos para outras condições, como TOC e TDAH. Embora cada prescrição de antidepressivo deva ser adaptada ao indivíduo, o uso excessivo e o abuso podem causar muitos efeitos colaterais negativos, incluindo diminuição das funções motoras e perda de consciência.
- Hidrocodona
Outro medicamento usado para tratar dores crônicas, a hidrocodona é possivelmente um dos mais perigosos. Também é usado como supressor da tosse. Os efeitos colaterais negativos deste medicamento incluem doenças hepáticas e renais, bem como comprometimento da função motora. Se você tivesse uma overdose deste medicamento, rapidamente poderia ficar incapaz de respirar.
- Codeína
A codeína é categorizada como um opioide analgésico quase semelhante à morfina. Na verdade, a codeína também pode ser encontrada em certos tipos de xaropes para tosse, embora em quantidades menores. Muitos pacientes têm uma overdose de codeína quando tomam mais do que a quantidade prescrita, geralmente porque estão desesperados para aliviar a dor. Os sintomas de uma overdose incluem dificuldade em respirar, lábios pálidos ou azuis e sonolência.
- Diazepam
Outro benzodiazepínico apresentado aqui é o diazepam, mais comumente conhecido como Valium. Este medicamento é prescrito para tratar espasmos musculares, ansiedade e convulsões, mas também pode ser mortal quando usado para fins recreativos. O uso indevido prolongado de diazepam pode criar distúrbios do sono nos pacientes e aumentar o risco de demência.
- Paracetamol
Na verdade, este é um dos analgésicos mais comuns encontrados nas residências hoje, usado para tratar dor e a febre. Ele também é conhecido como Tylenol, Sudafed ou Vicodin. Embora o Paracetamol quase não tenha efeitos colaterais quando tomado com moderação, pode causar dor em doses maiores. Danos ao fígado e morte seriam alguns dos casos mais extremos que este medicamento pode causar. O uso mínimo é crucial.
EM OFF