Nesta terça-feira (8), 15 especialistas de todo o País se reunirão na Escola Nacional de Administração Pública (Enap) para a escolha dos 20 projetos e iniciativas de prefeituras e organizações sociais vencedores da a 4ª edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil. A cerimônia de premiação deve acontecer no final do mês de maio.
Estarão presentes à reunião do júri o secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, Rogério Sottili; o presidente da Enap, Paulo Carvalho; o chefe de gabinete da Presidência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Fábio Sá; além do representante do Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PnudD) no Brasil, Jorge Chediek; e do representante do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Odilon Faccio.
Nesta quarta edição, o prêmio recebeu 1.638 inscrições, sendo 720 de organizações e 918 de prefeituras. As iniciativas foram avaliadas por um comitê técnico de especialistas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com base nos seguintes critérios: contribuição para o alcance dos ODM; caráter inovador; possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares; perspectiva de continuidade ou replicabilidade; integração com outras políticas; participação da comunidade; existência de parcerias, e manutenção da qualidade nos serviços prestados.
O prêmio é uma iniciativa pioneira no mundo, foi criado em 2004 e é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Pnud e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. A coordenação técnica do Prêmio é de responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Enap.
Fonte:
Secretaria Geral da Presidência