(CNN) Um grupo de cientistas declarou à Casa Branca que o coronavírus pode ser transmitido não apenas por espirros ou tosse, mas também através da fala ou simplesmente da respiração.
O documento diz:
“Embora a pesquisa específica atual [sobre o coronavírus] seja limitada, os resultados dos estudos disponíveis são consistentes com a aerossolização do vírus pela respiração normal”, escrito pelo Dr. Harvey Fineberg, presidente do Comitê Permanente. da Academia Nacional de Ciências sobre doenças infecciosas emergentes e ameaças à saúde do século XXI.
Fineberg disse que sua declaração foi enviada em resposta a uma pergunta de Kelvin Droegemeier, do Escritório de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca.
“Esta carta responde à sua pergunta sobre a possibilidade de que [o coronavírus] possa ser transmitido por conversa, além das gotas induzidas por espirros e tosse … a pesquisa atualmente disponível apóia a possibilidade de que [o coronavírus] possa se espalhar através de bioaerosóis gerados diretamente pela expiração dos pacientes”, continua ele.
De acordo com a posição oficial dos CDC’s [Centros para Controle e Prevenção de Doenças], o vírus é transmitido de pessoa para pessoa quando as pessoas estão a menos de 2 metros de distância e espalhado “através das gotas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra”.
Fineberg disse que é possível que as gotas de coronavírus em aerossol *** possam estar no ar e potencialmente infectar alguém que passa mais tarde.
*** partículas menores do que as gotículas, capazes de permanecer em suspensão no ar por períodos prolongados ***
O tempo que o coronavírus permanece no ar depende de vários fatores, incluindo a quantidade de vírus que um indivíduo infectado emite pela respiração ou pela fala, e também a quantidade de circulação de ar, disse ele.
Ele acrescentou, no entanto, que o coronavírus não é tão infeccioso quanto o sarampo ou a tuberculose.
Diário do Brasil |***Guilherme Santiago