A maioria dos donos de cães imagina que seu fiel amigo se acalma rapidamente após ser deixado sozinho em casa e lida bem com a sua ausência.
No entanto, de acordo com especialistas do Centro de Resgate Battersea Dogs & Cats Home, no Reino Unido, não é bem assim.
Na realidade, os cães começam a ficar estressados quo percebem que você está indo embora – talvez enquanto você caminha em direção à porta – e alguns podem continuar estressados até o seu retorno.
Numa conversa com o IFLScience, a equipe de bem-estar e comportamento canino (CBWT, na sigla em inglês) disse: “Quo os níveis de estresse aumentam, a frequência cardíaca, as funções respiratórias, e os níveis de hormônios do estresse, como o cortisol, também tendem a aumentar”.
Os cães costumam salivar, ar de um lado para o outro, latir e uivar quo estão estressados, e também podem apresentar “comportamentos destrutivos”.
Alguns deles podem urinar no chão para aliviar o estresse.
O CBWT afirma: “Os primeiros 30 minutos após terem sido deixados sozinhos costumam ser os mais estressantes para a maioria dos cachorros. No entanto, em alguns casos, este nível elevado de estresse pode persistir ao longo de todo o período em que o dono está fora”.
Ter outro cachorro em casa pode ajudar, mas dependendo do temperamento dos animais, pode tornar a situação ainda pior.
A chave, segundo o CBWT, é ensinar seu cão, desde pequeno, que é seguro ser deixado sozinho.
O CBWT diz: “Todos os cães podem aprender durante o período crítico da socialização como filhotes, com cerca de 3 a 14 semanas de idade, que não há problema em ficar sozinho em casa”.
“É possível fazer isso aumento gradual e positivamente o tempo ao longo do qual eles são deixados sozinhos, que deve ser cada vez maior”.