A polícia espanhola deteve em Barcelona cinco brasileiros suspeitos de fraudes bancárias pela Internet. Segundo informações do Ministério do Interior da Espanha, o grupo obteria dinheiro ilegalmente na rede, através de “phishing” – envio de e-mails ou mensagens que buscam obter senhas bancárias e números de cartão de crédito -, e depois enviava para diversas contas de banco no Brasil, abertas com documentação falsa.
Os detidos foram identificados como Warley V.D.S., 40 anos, de Brasília; Suellen S.S.N.C.B., de Ji-Paraná; Paula T.S., 20 anos, de Goiânia; Ederson Renato Z.D.O., 25 anos, de Umuarama; e Jeferson Ricardo Z.D.O., 29 anos, também de Umuarama.
Um membro da organização, residente no Brasil, segundo a polícia, seria o responsável por acessar online as contas dos bancos das vítimas e depois desviar o dinheiro. O “phishing” consiste em enviar e-mails e sites falsos de empresas conhecidas para induzir as pessoas a revelar dados bancários e outras informações confidenciais.
Com esse método, buscam convencer o usuário a colocar seus dados de acesso no suposto site de seu banco, argumentando que precisam de confirmação de dados ou outras solicitações semelhantes.
EFE