A Escola de Governo da Secretaria de Gestão de Mato Grosso já ultrapassou a meta anual do Acordo de Resultados. O objetivo era capacitar 1.500 servidores em 2015 e até o final de agosto já foram emitidos 1.896 certificados, 26% a mais que a meta, quatro meses antes do prazo final. Entre os anos de 2011 e 2014 foram 1.063 servidores capacitados por ano, em média. Em oito meses a Escola ofertou mais cursos de qualificação do que nos últimos quatro anos.
O Secretário-Adjunto de Gestão de Pessoas, Joelson Matoso, explicou o resultado positivo. “Alcançamos a meta porque foram feitas várias parcerias, como, por exemplo, com a Defesa Civil, que promoveu capacitação para servidores de outros municípios e também o Detran-MT, que ministrou cursos para profissionais de trânsito e despachantes”.
Embora o resultado seja positivo, a oferta dos cursos é insuficiente para atender a demanda. “Atualmente o Poder Executivo tem cerca de 65 mil servidores ativos. As capacitações da Escola não alcançaram 3% desse total. Para ampliar nossa oferta, estamos trabalhando em dois grandes projetos: projeto de remuneração de instrutores e projeto de desenvolvimento gerencial”, destacou Matoso.
O Projeto de Lei para Regulamentação da Remuneração dos Instrutores permitirá que a Escola de Governo e outras Escolas de Formação contratem e remunerem instrutores, praticando um valor da hora/aula de acordo com a média dos valores praticados em Escolas de Governo de referência em todo o Brasil, além de prever a oferta de cursos de Educação a Distância (EAD) e remuneração de tutores. Atualmente, o projeto está sendo analisado pela Controladoria Geral do Estado e Procuradoria, para depois ser enviado à Assembleia Legislativa.
Já o Projeto de Desenvolvimento Gerencial é uma proposta para qualificar os gestores da administração estadual. Foi construído com base em uma pesquisa sobre competências gerenciais, cujo resultado está disponível no site da Escola e prevê a oferta entre outras ações, de um curso de pós-graduação voltado para gestores com previsão de 80 vagas, com início das aulas previsto para outubro de 2015.
Cursos realizados pela Escola de Governo
A escola já realizou 69 cursos este ano, entre os quais: Termo de Referência na Administração Pública, Nova Ortografia da Língua Portuguesa, Oficina de Elaboração de PPA 2016-2019, Capacitação em Aquisições e Contratos, Ciclo de Palestras Planejamento Gestão e Controle (para secretários, superintendentes e com participação do Governador Pedro Taques), Gestão de Patrimônio, Licitações e Contratos, Curso de Inventário, Gestão de Documentos, Excel básico, Excel Intermediário, Elaboração de Editais, R20 – Encontro do Governador secretários e prefeitos. Confira o gráfico com números de cursos da escola em 2015.