O município de Cuiabá ficou com a terceira colocação do prêmio medalha Paulo Freire, do Ministério da Educação (MEC), atrás de Fortaleza (CE) e Goiânia (GO).
A medalha foi criada para identificar, reconhecer e estimular as experiências educacionais que promovem políticas, programas e projetos cujas contribuições sejam relevantes para a Educação de Jovens e Adultos em todo o país. Em junho, o municipio havia recebido a visita in loco de representantes do MEC, para avaliar os trabalhos de cerca de 100 alunos.
A apresentação do trabalho intitulado "Os Educandos da EJA como agentes (trans)formadores nos 300 anos da história Cuiabana" traz uma abordagem da formação do povo cuiabano, suas manifestações linguísticas, lendárias, artísticas e culturais. além dos desafios econômicos e as transformações do espaço geográfico ao longo do tempo.
A diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação (SME), Zileide dos Santos, afirma que o resultado valoriza ainda mais os alunos da EJA e dá credibilidade.
"Para nossa cidade e estado foi um grande passo na vida dos educandos da Educação de Jovens e Adultos, uma vez que ele dá mais força para vigorar nos estudos e faz com que eles percebam o lugar influente que a educação pode proporcionar dentro da sociedade", explicou.
A entrega das Medalhas e dos Certificados de Menção Honrosa está prevista para ocorrer no início de novembro, na sede do Ministério da Educação, em Brasília. No evento, todos os medalhistas poderão apresentar as vivências que os levaram ao sucesso, uns aos outros, por meio de pequenos videos.
A divulgação dos resultados foi publicada na portaria nº 8 de 5 de setembro de 2017.