A Secretaria Municipal de Educação iniciou nesta quarta-feira (24) o Projeto de Avaliação Institucional nas escolas da rede municipal de Cuiabá. Até sexta-feira (26), pelo menos 120 diretores e coordenadores de unidades escolares estarão reunidos para a primeira etapa de formações das equipes gestoras.
O projeto é realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a formação é realizada por meio de convênio com a Fundação Carlos Chagas.
A secretária-adjunta de Educação de Cuiabá, professora Marioneide Angélica Kliemaschewsk, afirmou que a Fundação Carlos Chagas tem sido uma parceira muito importante para a Secretaria, pois ajudará a dar mais clareza e firmeza às escolas nos processos de avaliação.
“Vamos construir juntos, de forma responsável e comprometida, um processo de análise institucional do Projeto Político Pedagógico”, disse a professora, lembrando que a avaliação não é feita somente com base no desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é resultado do trabalho realizado pelas escolas, mas de todo o diagnóstico da rede.
Segundo a coordenadora de Avaliação Institucional da Secretaria, Eliane Quinhone, o Projeto de Avaliação Institucional envolve quatro produtos: diagnóstico da rede; instrumento para elaboração e avaliação do PPP; instrumento de avaliação institucional; e validação do modelo avaliativo institucional de 24 escolas da rede.
A coordenadora de Avaliação Institucional da Fundação Carlos Chagas, professora Elba Siqueira de Sá Barreto, enfatizou que para ser feito uma pesquisa mais profunda a avaliação deve ser feita em conjunto com as escolas, ouvindo os professores.
“Tenho muita admiração pela rede municipal de Cuiabá por essa iniciativa, que é diferente das outras escolas do país. Aqui há o interesse em saber o que há por traz dos números do Ideb e para isso dependemos da escola, pois é ela quem sabe desses números”, destacou.
A proposta da Fundação Carlos Chagas tem por finalidade apresentar e discutir os temas abordados no referencial para elaboração, avaliação e revisão do Projeto Político Pedagógico; oferecer subsídios teóricos e metodológicos para sua construção coletiva, articulando-o às várias formas e planejamentos do trabalho da escola; oferecer subsídios teóricos e metodológicos para a realização da avaliação institucional na escola.
A formação das equipes gestoras será realizada por técnicos, professores e especialistas das áreas de conhecimento da Fundação Carlos Chagas.
Conforme explicou Eliane Quinhone, a segunda etapa do processo de formação será realizada em setembro e envolverá também os professores da rede municipal do Ensino Fundamental. O monitoramento nas escolas começa a partir do mês de outubro.
Também participaram da solenidade de abertura a diretora de Ensino da SME, Olinda Gonçalves de Almeida, diretor de Planejamento Alfredo Ojima, coordenadores e técnicos da SME.