A equipe preventiva criada pela prefeitura municipal de Várzea Grande já atendeu, neste mês de agosto, dez chamadas para combater focos de queimadas no perímetro urbano. Dados da secretaria municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semma), sob comando de Zito Portela, mostram que esta foi a semana com maior número de registro de telefonemas para debelar os focos. Ao todo, foram três – duas delas próximas a própria Semma.
Os trabalhos de combate às queimadas no município são liderados pela secretaria de Serviços Públicos de Várzea Grande, em parceria com a Semma, Corpo de Bombeiros e Departamento de Água e Esgoto (DAE).
O secretário de Serviços Públicos, Benedito Pinto, ressalta que de agosto até setembro (mês com maior incidência para queimadas devido aos fortes ventos) haverá três equipes de prontidão para atender as chamadas da população. Uma equipe estará na secretaria e outras duas no Corpo de Bombeiros, localizado no bairro Água Lima – Avenida Castelo Branco – e outra no batalhão do Cristo Rei, próxima a Sadia.
De acordo com o secretário, o registro de dez chamadas neste mês é considerado baixo para Várzea Grande. Ele credita parte dessa tranqüilidade também se deve ao trabalho de conscientização realizado pelos órgãos competentes de todas as esferas – municipal, estadual e federal – junto à população.
Ele acredita que um dos benefícios da redução de focos de incêndio na cidade é que também cai o número de crianças e idosos com problemas respiratórios, provocados pelas nuvens de fumaça.
Neste momento de alerta contra queimadas e de baixa umidade de ar, a equipe preventiva de Várzea Grande disponibilizou três linhas para atendimento às chamadas: 3688-3158, na secretaria do Meio Ambiente; 3688-8012 ou 3688-8015, na secretaria de Serviços Públicos e, por fim, o 0800-647-8070 – este último com ligação gratuita.