A equipe quatro do Programa de Saúde da Família (PSF) lança nesta quarta-feira (21), às 15 horas, o projeto “Soldadinho da Saúde”, que tem como objetivo reforçar as ações contra a tuberculose e a hanseníase na região. O projeto é formado por um grupo de 30 crianças que cursa a 3ª série do Ensino Fundamental da escola municipal Manoel Gomes de Arruda, localizada no bairro Figueirinha, em Várzea Grande.
Os alunos, com idades entre oito, nove e dez anos, serão multiplicadores das informações e receberão treinamento sobre prevenção as duas doenças.
“Na verdade, há dois anos trabalhamos o combate e prevenção à tuberculose e à hanseníase também na escola. Tanto é que as crianças estão sempre encaminhando para a nossa unidade de saúde pessoas com tosse contínua e qualquer lesão na pele. Agora, vamos apenas oficializar a ajuda que eles vêm dando à comunidade”, esclarece a idealizadora do projeto “Soldadinho da Saúde”, a enfermeira do PSF, Neide da Silva. No lançamento, as crianças receberão o uniforme do projeto.
O histórico do bairro Vila Arthur e das adjacências levou às equipes a reforçarem as ações contra as duas doenças. Das 16 equipes de PSF em atividade em Várzea Grande, três atuam na região.
Neide lembra que quando a equipe iniciou o trabalho em junho de 2005, havia cinco casos de tuberculose na região. Um veio a óbito, uma senhora de 75 anos que estava em estado grave da doença. Os outros quatro conseguiram combater a doença após o tratamento. “Por isso precisamos muito da participação das crianças. Além de estarem sempre atentas, elas monitoram os pais, irmãos, tios, primos, vizinhos com maior facilidade e cobram a conclusão do tratamento”, explica.
A enfermeira destaca ainda que o combate às doenças torna-se complicado quando o paciente abandona o tratamento. “Para qualquer uma das doenças são pelo menos seis meses de terapia, porém, com dois meses há uma melhora significativa do estado do paciente e é justamente neste momento que ele acha que está curado e interrompe o tratamento”.
Para o prefeito Murilo Domingos, a iniciativa da equipe do PSF em trabalhar com crianças na prevenção a essas duas doenças foi feliz. “As crianças aprendem com mais facilidade e nunca esquecem, por isso é importante à participação delas nesse tipo de divulgação”, ressalta o prefeito.
SAÚDE DA FAMÍLIA – A equipe quatro do PSF, atende às localidades Figueirinha – que concentra os alunos da região -, jardim Panorama e Santa Terezinha. Desses, o mais carente é o Panorama.
Todo o atendimento realizado pelas três equipes do PSF (equipes quatro, cinco e seis) tem como “base”, a Unidade de Saúde da Família do Vila Arthur “Maria Galdina da Silva”. Todas elas são compostas por um médico, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem e sete agentes comunitários de saúde.
OUTRAS INFORMAÇÕES PODEM SER OBTIDAS COM A ENFERMEIRA DO PSF, NEIDE SILVA, PELO 9951-8357