Teve início nesta quarta-feira (11.11) a etapa de autoavaliação do Programa GesPública, ao qual a Secretaria de Gestão de Mato Grosso (Seges) aderiu, no dia 03 de setembro, com o objetivo de encontrar os pontos fortes e fracos da gestão e melhorar, de forma continuada, os serViços públicos oferecidos à população pela pasta.
O secretário de Gestão, Julio Modesto, fez a abertura do evento, que ocorre até sexta-feira (13.11) na Escola de Governo, e agradeceu a participação da equipe da Seges. “Este passo que estamos dando agora é essencial para a efetivação de uma metodologia e um trabalho contínuo de melhorias nos nossos serviços. Agradeço à equipe que vem se empenhando neste trabalho e vamos em frente”, afirmou.
A coordenadora do Programa GesPública, Patrícia Proença, que é servidora da Secretaria de Planejamento, apresentou o cronograma e explicou os oito critérios necessários para a autoavaliação. “Esse programa vem para ajudar no processo de da adminbistração pública para alavancar os resultados positivos da gestão. É um modelo orientativo que vai direcionar os servidores daqui em diante”, explicou.
Neste momento, será feita a autoavaliação dos serviços oferecidos pela Seges, com pontuações que variam de 0 a 250 pontos, analisando sete critérios-chave:
1 – Liderança;
2 – Estratégias e Planos;
3 – Cidadãos;
4 – Sociedade;
5 – Informações e Conhecimento;
6 – Pessoas;
7 – Processos;
A Avaliação
De acordo com o que prevê o Programa, o “Instrumento para Avaliação da Gestão Pública (IAGP)” reúne um conjunto de orientações e de parâmetros para avaliar e melhorar a gestão, e tem por referência o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) e os conceitos e fundamentos preconizados pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública).
Avaliar a gestão de uma organização significa verificar o grau de alinhamento de seu sistema de gestão com os critérios do MEGP recomendado pelo GesPública, para identificar seus pontos fortes e as oportunidades de melhoria , que expressam os aspectos gerenciais menos desenvolvidos em relação ao mencionado modelo de excelência e que, por isso mesmo, devem ser objeto de aperfeiçoamento.
Este Instrumento para Avaliação da Gestão Pública foi elaborado com o propósito de estimular e apoiar as organizações públicas brasileiras a aderirem ao sistema de avaliação continuada da gestão proposto pelo GesPública.
O referido sistema de avaliação continuada permite, de modo objetivo e consistente, propor ações de melhoria para alavancar o desempenho institucional, e também:
• Avaliar periodicamente o grau de alinhamento das estratégias, planos e resultados da organização com os macro-objetivos e planos de governo;
• Medir os avanços da organização em termos de qualidade de gestão e de melhoria dos seus resultados;
• Sensibilizar a organização para implantar a gestão por resultados por meio da realização de ciclos contínuos de avaliação e melhoria da gestão;
• Fomentar a transformação das organizações públicas em organizações de “classe mundial”.