O projeto da 1º Expedição Técnica e Científica da Rota Pantanal Pacífico foi aprovado integramente pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso – FAPEMAT em outubro de 2006. Desde então o Instituto Pantanal Pacífico – IPP, proponente da Rota, vem articulando e programando a realização da viagem. A equipe de profissionais, saiu de Cuiabá no dia 06. 06 ás 05 horas da manhã.
De acordo com a presidente do Instituto Pantanal Pacifico – IPP, Val Carvalho, o projeto tem por finalidade realizar, com uma equipe de pesquisadores, uma viagem de estudos pelo eixo e entorno da Rota Pantanal Pacífico. Foram levantados dados primários e secundários, registros fotográficos e filmagens que subsidiarão a execução do projeto. “Durante o percurso serão feitos contatos através de palestras e visitas, previamente agendadas em Universidades e órgãos de Governo, nas principais cidades, ocasião em que estaremos divulgando, com material promocional a proposta de integração a que se propõe a Rota Pantanal Pacífico”, afirma.
A equipe ficou em campo durante 26 dias e realizou um trabalho de coleta de dados e informações relativos aos aspectos fisiográficos, humanos com potencialidade turística ao longo da rota e entorno. Além da coleta de dados primários, foram levantados dados secundários a partir dos documentos e registros já existentes.
Os registros, documentação e divulgação de todas as etapas da expedição resultarão nos seguintes produtos: (1) Registro das etapas do estudo (fotográfico, filmagem, impresso, digital); (2) Relatório Técnico do Estudo de Viabilidade da implementação da Rota Turística Internacional Pantanal – Pacífico; (3) Divulgação através da realização de uma Dissertação de Mestrado, do site: www.rotapantanalpacifico.com.br, outras mídias e artigos em eventos científicos locais, nacionais e internacionais.
Para o vice presidente do Instituto Pantanal Pacífico – IPP, Francisco Lacerda a proposta da criação da Rota Pantanal Pacífico surge dentro de uma forte tendência mundial do Turismo, que prima pela criação e formatação de grandes eixos de integração sociocultural e turística. Tais como: Santiago de Compostela entre Espanha e França, Rota das Missões entre Brasil, Argentina e Paraguai, Estrada Real no Sudeste brasileiro entre os Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Janeiro e recentemente a Travessia Pantaneira entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, lançada neste ano no II Salão Brasileiro de Turismo em São Paulo.
“Todos essas propostas estão fundamentadas por seus recursos naturais e culturais que contribuem significativamente para a integração dos povos e a fomentação do processo de desenvolvimento regional. Por tanto, uma vez que o projeto em questão tem por missão “liderar, promover e viabilizar a integração Centro-Sul Americana, através do turismo, do comércio e da cultura, e visa a cooperação multilateral entre as nações, isto talvez represente um avanço da diplomacia regional”, explica.
Segundo Val espera-se ainda com essa pesquisa gerar subsídios para as ações estratégicas dos Governos, com a comprovação das potencialidades de integração através do turismo e da cultura. Sensibilizar as academias existentes no eixo da rota de que existe uma proposta de integração das culturas e dos elementos naturais que poderá impulsionar a troca de informações e intercâmbios entre as mesmas. Comprovar de que a integração turística e cultural é possível e que a mesma poderá contribuir de forma significativa no avanço das relações sociais, culturais, diplomáticas e econômicas entre Brasil, Bolívia, Perú e Chile. Inserir a Rota Pantanal Pacífico nos projetos estratégicos implementados pelo IIRSA dentro de um de seus Eixos de Integração Sul – Americana, como: Eixo Interoceânico Central e Eixo Andino e provar que a Rota Pantanal Pacífico é viável.
Confira abaixo a programação cumprida:
N. Locais Tempos Previstos &
Km/médias
01 Cuiabá Saída
(240km)
02 Cáceres 1o. dia
Palestra e pernoite. (120km)
03 San Matias 2o. dia
Palestra e viagem à noite.
(315km)
04 San Ignácio de Velasco “Missões Jesuíticas de Chiquitos – San’t Ana, San Miguel, San Rafael e Concepcion. 3º. dia
palestra
4º. Dia
Visita técnica e palestra viagem à noite
(450km)
05
Santa Cruz 5º. Dia
Palestras e visitas técnicas.
Pernoite no local.
6º. Dia – viagem (540km)
06
Cochabamba “Cristo de La Concórdia” 7º. Dia
Palestra e visita técnica.
Viagem à tarde
(170km)
07 Cidade de Oruro “Divisão do eixo da rota” 7º. Visita técnica
Viagem à noite
(330km)
08 Eixo Norte – La Paz “Cidade de Copacabana”
&
Desaguadero “Fronteira com o Perú “Lago Titicaca” 8º. Dia
Palestra e pernoite
9º. Dia
Visita técnica.
Viagem à tarde até Puno – pernoite. (150km)
09 Puno “Ilhas Flutuantes de Uros” 10º. Dia
Palestras e visita técnica.
Viagem à noite.
10 Cusco “Sitio Arqueológico de Saqsaywaman” 11º. Dia
Palestras e visita técnica.
Pernoite
11
Machu Picchu “Cidade Sagrada dos Incas”
12º. Dia
Visita técnica. Pernoite Cusco.
12 Arequipa “Trilha do Volcão Misti e Vale do Colca” 13º. Dia – Pernoite.
14º. Dia
Palestra e visita técnica. Viagem
(130km)
13 Moquegua (Mollendo) “Praias do Pacífico (Praia do Catarino), Puerto Matarani e Deserto Costeiro 15º. Dia – pernoite
Palestra e visita técnica.
Pernoite.
(350km)
14 Tacna “Fronteira com o Chile” 16º. Dia
Viagem até Arica (60km)
15 Tarapacá “Cidades de Arica e Iquique e Reserva Nacional Pampa del Tamarugal” 16º. Dia
Pernoite
17º. Dia
Palestra e visitas técnicas
(306Km)
16
Iquique 17º. Dia
Pernoite.
18º. Dia
Palestras e visitas técnicas.
Viagem à noite
(650km)
17
Antofogasta 19º. Dia.
Palestra e visitas técnicas.
Pernoite.
(600km)
18
“San Pedro do Atacama e Parque nacional Los Flamencos” 20º. Dia
Viagem
Pernoite.
21º. Dia
Palestras e visitas técnicas.
Pernoite.
22º. Dia
Viagem.
(500km)
19 Eixo Sul – retorno à Bolívia – Potosi “Salar de Uyuni” Lago Poopo 23º. Dia
Pernoite.
24º. Dia
Visita técnica
Viagem
(160km)
20
Sucre 25º. Dia
Palestra e visita técnica.
Viagem à noite.
(700)
21
Sta Cruz 26º. Parada técnica (retorno)
(450km)
22
San Ignácio 26º. Parada técnica (retono)
(440km)
23
Cuiabá
Chegada