domingo, 22/12/2024
InícioSaúdeEntidades médicas manifestam contra intenção do governo de importar médicos sem revalidação...

Entidades médicas manifestam contra intenção do governo de importar médicos sem revalidação de diploma

 

Médicos e estudantes de medicina se reúnem neste sábado (25) para uma manifestação contra a intenção do governo de importar médicos sem revalidação de diploma. O evento será realizado às 9h30, na Praça Alencastro e é realizado pelo Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), Associação Médica de Mato Grosso (AMMT), Sindicato dos Médicos do Estado (Sindimed-MT) e Centros Acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Unic.

Para as entidades médicas, ao insistir na importação de médicos sem revalidação de diplomas o Governo desrespeita a legislação e coloca em risco a qualidade da assistência oferecida à população. Da mesma forma, não resolve de forma definitiva o atendimento em saúde das áreas de difícil provimento no interior e nas periferias dos grandes centros.

A polêmica começou no dia 6 de maio quando o governo anunciou que estuda a importação de sem revalidação do diploma. Inicialmente falou-se que esses profissionais viriam de Cuba, Portugal e Espanha. De imediato, o Conselho Federal de Medicina (CFM) criticou a proposta e, na última semana, entrou com uma representação da Procuradoria-Geral da República contra a medida.

REVALIDA – Os Conselhos Regionais e Federal de Medicina, junto com outras entidades médicas, apoiam a aplicação do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), projeto desenvolvido a partir de uma parceria entre os Ministérios da Educação e da Saúde.

Para a presidente do CRM-MT, Dalva Alves das Neves, a revalidação deve ser criteriosa, pois assim a sociedade estará protegida contra maus profissionais e também contra falsos médicos. “A nossa preocupação é que a população seja amparada por profissionais bem capacitados e preparados”, pontuou.

 
Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes