Na mesma semana do lançamento de "A Cozinha Venenosa", de Silvia Bittencourt, chega às livrarias do país outra colaboração para a inesgotável bibliografia sobre Hitler e o nazismo.
Está saindo no Brasil o ensaio de fôlego "O Império de Hitler – A Europa Sob o Domínio Nazista" (Companhia das Letras), de Mark Mazower.
Livro conta história do jornal 'Münchener Post', maior oponente de Hitler na imprensa
'Münchener Post' foi primeiro a tratar da 'solução final' dos judeus, diz autora
Crítica: Obra é biografia de um 'Münchener Post' suicida e visionário
Professor de história da Universidade Columbia, em Nova York, ele enfoca a maneira como a trupe de Hitler ocupou ("sem planejamento") boa parte do continente.
"Dominar a Europa era o que realmente importava para os nazistas, pois eles acreditavam que o continente era o centro do sistema geopolítico mundial", escreve Mazower, que salienta a "diferença fundamental" entre dominação e conquista.
Saudado como "o melhor estudo da rápida expansão e violenta queda do domínio nazista", pelo "New York Times", o ensaio tem mais de 800 páginas (em letras pequenas).Talvez não assustem o leitor do tema. Com mais de um milhar de páginas, a biografia "Hitler" (Companhia das Letras, 2010), de Ian Kershaw, já vendeu 21 mil cópias. (cassiano elek machado)
O IMPÉRIO DE HITLER
AUTOR Mark Mazower
TRADUÇÃO Claudio Carina e Lucia Boldrini
EDITORA Companhia das Letras
QUANTO R$ 79,50 (802 págs.)
uol