O principal adversário do prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, numa eventual candidatura à reeleição, em 2008, seria o presidente da agência de Fomento de Mato Grosso – MT Fomento, Éder de Moraes, conforme opinião de 5.713 internautas, que, durante esta semana, responderam à enquete do site de notícias a Tribuna da Cidade (www.tribunadacidade.com.br).
Éder lidera a lista de graduados – prováveis candidatos à sucessão municipal – com 71.11%, – à frente de Mauro Mendes (15,06%), Walter Rabello (6,67%) , Roberto França (4,44%), Serys Marli (2,22%) e outros nomes de partidos considerados de menor peso eleitoral.
Com a média de 946 opiniões emitidas diariamente, a enquete será fechada nesta quarta-feira (06), podendo até ser alterada, mas Éder Moraes tem uma larga dianteira.
O Presidente da MT Fomento, entre os listados e votados, é o único que não tem filiação partidária, podendo, desta vez, seguir o governador Blairo Maggi no PR (Partido da República), agremiação recém criada.
Para analistas políticos de Cuiabá consultados pela Tribuna da Cidade, a ascensão de Éder e Mauro Mendes (os dois únicos que não têm histórico político-partidário, ou eletivo), o resultado parcial da enquête revela que a população anseia por novas lideranças. “Isso já aconteceu com Blairo Maggi, quando venceu as eleições em 2002. Essa é uma tendência”, disse o deputado Maksuês Leite, que também é uma nova liderança e milita há anos no Jornalismo.
A enquête, que perguntou “Qual deve ser principal adversário de Wilson Santos em 2008?”, entretanto, não tem valor científico, apurando apenas o momento, e a opinião de visitantes.
MTonL