domingo, 22/12/2024
InícioSaúdeEnfermeiras Obstetras do Santa Helena em Cuiabá transformam placenta em arte para...

Enfermeiras Obstetras do Santa Helena em Cuiabá transformam placenta em arte para recordação das mães

Enfermeiras obstetras do Hospital Beneficente Santa Helena (HBSH) estão desenvolvendo em suas práticas humanizadas um trabalho de arte com a placenta das mamães, chamado de “carimbo de placenta” ou “árvore da vida.  O nome remete ao significado e ao formato do órgão, pois o caule é o cordão umbilical, os galhos são as extensões dos vasos sanguíneos e as folhas o tecido placentário. A impressão pode ser feita sobre uma tela, papel ou tecido, usando tinta ou o próprio sangue da placenta.

“A placenta dá suporte ao bebê durante toda a gestação. Transporta nutrientes, sangue, oxigênio e mantém o bebê vivo dentro do útero por 9 meses. Logo depois que o bebê nasce um carimbo desse órgão tão importante pode ser feito, eternizando assim esse momento”, disse a enfermeira, Khassiany Ferreira.

 

Para Raisa Moraes, que teve seu bebê na quinta-feira (06.12) de parto normal, essa arte traz felicidade. “É uma pintura que remete uma mensagem de carinho da enfermeira que me acompanhou durante todo o trabalho de parto, que se dedicou e me incentivou a todo o momento e uma lembrança desse dia tão especial na minha vida, que foi a chegada do meu filho”, disse a mãe que acrescentou ainda que vai emoldurar a pintura e colocar no quarto do seu filho.

 

 

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes