domingo, 22/12/2024
InícioSaúdeEncontro Mato-grossense de Aleitamento Materno começa amanhã quarta-feira

Encontro Mato-grossense de Aleitamento Materno começa amanhã quarta-feira

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realiza, no período de 02 a 04 de agosto, o 1º Encontro Mato-grossense de Aleitamento Materno (EMAMA). A abertura do evento será no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, em Cuiabá, no dia 02 de agosto, às 8 horas.

Nos dias 03 e 04, a programação será realizada no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Serviço:

O que: 1º Encontro Mato-grossense de Aleitamento Materno (EMAMA)

Quando: Abertura no dia 02.08, às 8 horas

Local: Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, anexo à Assembleia Legislativa de Mato Grosso, em Cuiabá.

Confira a programação completa:

8h – Cerimônia de Abertura oficial do 1º EMAMA

9h – Conferência Magna de Abertura

Conferência: Proteger a Amamentação: construindo alianças sem conflitos de interesse. Rosana De Divitiis. Socióloga, Conselheira da Rede IBFAN Brasil. Jundiaí/SP.

10h – Encontro de Saberes, "Amamentando o Cuidado”.

Tema 1: Amamentação e Prematuridade. Profª. Dra. Cláudia Moreira. Fonoaudióloga do Hospital Regional de Cáceres “Dr. Antônio Fontes”. Cáceres/MT

Tema 2: Composição do leite humano: suas diferentes fases e seus inúmeros benefícios. Prof. Me. Roberto Diniz Vinagre. Pediatra, Neonatologista, Prof. da UFMT e Unic. Cuiabá/MT

11h30min – Questionamentos da plateia

12h – Intervalo para o almoço

13h30min – Encontro de Saberes, "Amamentando a Doação”.

Tema 1: Doar ou não doar? Evidências científicas dos fatores associados à doação (e não doação) de leite materno. PhD, Msc. Cristiano Siqueira Boccolini. Pesquisador em Saúde Pública do Icict/Fiocruz. Rio de Janeiro/RJ

Tema 2: Importância de um Banco de Leite Humano: experiência do município de Rondonópolis/MT. Virgínia Beatriz de Resende Silva. Pediatra, Coordenadora do Banco de Leite Humano de Rondonópolis. Rondonópolis/MT

15h – Questionamentos da plateia

15h30min – Intervalo

15h45min – Encontro de Saberes, "Amamentando a Comunidade”.

Tema 1: Como fortalecer ações de aleitamento e alimentação complementar na saúde indígena: relato de experiência da IBFAN Brasil do PCSAN indígena/OPAS/OMS. Rosana De Divitiis. Socióloga, Conselheira da Rede IBFAN Brasil. Jundiaí/SP.

Tema 2: Importância da amamentação para manutenção e recuperação do estado nutricional de crianças indígenas. Profa. Ma. Marcia Leopoldina Montanari Corrêa. Profª. do ISC/UFMT. Cuiabá/MT

17h15min – Questionamentos da plateia

17h45min – Encerramento

03 de agosto de 2017 – Hotel Fazenda Mato Grosso

8h – Oficinas para Trabalhadores

Oficina 1: Oficina Legal da NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância – Bicos, Chupetas e Mamadeiras). Rodrigo César de Oliveira Carvalho. Local: Salão Seriema.

Oficina 2: Projeto Avós Ami@gas do Peito. Ma. Angela Maria Sacramento. Local: Anfiteatro.

Oficina 3: Noções iniciais para manejo clínico da amamentação. Virgínia Beatriz de Rezende Silva. Local: Sala Colhereiro.

Oficina 4: Prematuridade: incentivando e protegendo o momento da amamentação. Profa. Dra. Cláudia Moreira. Local: Sala Maguari.

Oficina 5: Posto de Recolhimento de Leite Humano: novas estratégias de doação de leite em unidades primárias de saúde. PhD, M.Sc Cristiano Siqueira Boccolini. Local: Sala Verde.

Oficina 6: Oficina de Trabalho da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil – EAAB. Ma. Elaine Bastos Quinteiro Santana. Local: Sala Tuiuiú.

10h – Intervalo

12h – Intervalo para almoço

13h30min – Encontro de Saberes, "Amamentando a Família" – Local: Salão Siriema

Tema 1: Amamentação: Inserção e ampliação dos vínculos pai, mãe, bebê e família no processo de gestação, parto e nascimento. Cintia Ribeiro. Enfermeira obstetra do Hospital Sofia Feldman. Belo Horizonte/MG

Tema 2: Promoção da Amamentação e Alimentação Saudável sob a perspectiva da experiência dos Avós. Ma. Ângela Maria Sacramento. Terapeuta Ocupacional, responsável técnica da Saúde do Idoso da Secretaria de Estado de Saúde do DF. Brasília/DF

15h – Questionamentos da plateia

15h30min – Intervalo

15h45min – Rodas de Conversa

Roda de Conversa 1: Amamentação na primeira hora de vida e atuação da equipe multiprofissional no cenário do nascimento. Cintia Ribeiro. Enfermeira obstetra do Hospital Sofia Feldman. Local: Anfiteatro.

Roda de Conversa 2: Como acolher as mães e as suas demandas. Francisca Mortara Barrera San Martin. Membro da Matrice. Local: Sala Colhereiro.

Roda de Conversa 3: Volta ao trabalho para a mulher que amamenta. Fabíola Cassab. Membro da Matrice. Local: Sala Maguari.

Roda de Conversa 4: Como montar e manter um grupo de mães. Marcela Calif Simas. Membro da Matrice. Local: Sala Verde.

Roda de Conversa 5: Fortalecendo o vínculo mãe-bebê através da voz cantada do acalanto. Isadora Canto. Musicista, Fundadora do Materna em Canto. Local: Sala Tuiuiú.

18h – Encerramento

04 de agosto de 2017 – Hotel Fazenda Mato Grosso

8h – Apresentação de trabalhos

8h – Banners. Local: Saguão do Salão Siriema

9h – Exposição oral dialogada. Local: Salão Siriema

12h – Intervalo para almoço

14h – Conferência Magna de Encerramento – Local: Salão Siriema

Conferência: Aleitamento Materno em Mato Grosso: um histórico para refletir no futuro. Prof. Me. Roberto Diniz Vinagre. Pediatra, Neonatologista, Prof. da UFMT e Unic. Cuiabá/MT

15h – Cerimônia de Encerramento do 1º EMAMA – Local: Salão Siriema

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes