Estrutura e estratégias do governo sobre a política florestal brasileira; Regularização Fundiária e Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Lançamento do Estudo do Anuário Florestal são alguns dos tópicos que estarão em discussão no dia 18 de junho no Encontro Anual Florestal 2013, que acontece na Confederação Nacionalda Indústria (CNI), em Brasília.
O evento, organizado pelo FórumNacional de Atividades de Base Florestal (FNABF) e que tem o apoio do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) e co-realização do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), pretende reunir os associados, principais lideranças do setor, governos e parceiros a fim de traçar assuntos relacionados ao setor florestal brasileiro.
O presidente do FNABF, Geraldo Bento, indica que o evento é uma forma de o setor mostrar sua força em nível nacional. “Com a discussão exercitamos a experiência de construir políticas florestais nacionais que valorizem os ativos do segmento e seja sensível na busca de alternativas sustentáveis à floresta amazônica”,avaliou.
Durante a programação também será feito o encerramento do Convênio 728879 de 2009, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, e Comércio Exterior (MDIC), referente ao Estudo Subsídios e Proposições para a Formulação de uma Política Industrial Sustentável para a Amazônia, onde será apresentado o relatório final que propõe a formulação da política industrial para a Amazônia, assunto de extrema importância para o desenvolvimento da atividade florestal brasileira.
Haverá ainda a apresentação do relatório final do estudo “Subsídios e Proposições para a formulação de uma política industrial sustentável para a Amazônia” e o lançamento das metodologias das Mesas-Redondas “Rede Amigos da Amazônia”.