Os diversos aspectos que influenciam o pleno desenvolvimento da criança durante os primeiros anos de vida, de 0 a 3 anos, serão discutidos no Seminário Cidadão do Futuro: Políticas para o desenvolvimento na primeira infância, promovido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), juntamente com a Secretaria dos Direitos Humanos, nos dias 26 e 27 de outubro, no Royal Tulip Brasília Alvorada – Ballroom 3 – SHTN, Trecho 1, Conj. 1B, Bloco C, em Brasília.
O seminário vai discutir, entre outros temas, a proposta de uma política de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância, a avaliação do desenvolvimento infantil, como assegurar condições mínimas às famílias para uma atenção adequada à primeira infância, o impacto do atendimento em creches sobre o desenvolvimento das crianças, a adoção de medidas de qualidade para os serviços de educação infantil e o estado nutricional na primeira infância.
As experiências de sucesso em termos de inovação na atenção à primeira infância que vêm sendo introduzidas nos estados e municípios do País, e também em nível mundial, serão apresentadas durante o seminário com o intuito de colaborar com a discussão.
Estarão presentes importantes especialistas e pensadores do Brasil e do exterior envolvidos com esse tema, tanto na esfera pública, como privada e no terceiro setor, para debater alternativas para potencializar o desenvolvimento da primeira infância em todo o País de forma unificada.
Segundo a SAE, o que se pretende é garantir a igualdade de oportunidades e facilitar o acesso ao conhecimento e às informações, serviços públicos e condições adequadas de educação, saúde, habitação e saneamento.
A primeira infância é um dos principais eixos estratégicos trabalhados pela SAE, que é responsável por debater e elaborar políticas públicas de Estado em articulação com governo e a sociedade civil, informa a secretaria.
“A promoção de ações voltadas para a primeira infância, fase de formação do indivíduo, potencializa os investimentos futuros, além de aumentar o impacto e a eficácias de políticas públicas posteriores, reduzindo as desigualdades e contribuindo para que a criança tenha uma vida adulta bem sucedida”, diz a nota divulgada pelo órgão.
As formas de inscrição e a programação do evento estão disponíveis no site da SAE.
Fonte:
Secretaria de Assuntos Estratégicos