A Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) encerra nesta sexta-feira (17.12) a primeira turma de qualificação profissional do Curso de Lapidação de Pedras Coradas. Dezesseis alunos foram qualificados na ação, realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs-MT) e a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme-MT).
Dos participantes do curso, três são oriundos de Peixoto de Azevedo, um de Nossa Senhora do Livramento e o restante de Cuiabá. Durante a qualificação foi repassado aos alunos como reconhecer o mineral ou rocha em condições de lapidação, corte e formatação da pedra e a lapidação ou facetamento da mesma.
A escassez de mão de obra no setor foi um dos grandes motivos que levaram à realização do curso. Mato Grosso é um dos estados mais ricos em produção mineral no País. O Estado possui diversas jazidas de pedras coradas, as rochas que possuem cor, como o quartzo, ametista, jaspe, ônix, entre outras.
A solenidade de formatura dos alunos do I Curso de Lapidador de Pedras Coradas acontecerá, às 8h30, na sede da Metamat, situada na Av. Gonçalo Paes de Barros (antiga Av. Jurumirim), nº 2940, bairro Carumbé.