A empresa paulista Gerenciador Integrado de Administração Pública (Giap), apresentou ao prefeito Murilo Domingos, as vantagens de utilização de um software com foco em gestão para o desempenho governamental. De acordo com o diretor comercial da empresa, Rui Simões, o programa vai detalhar o desempenho governamental, principalmente por meio de projeções de arrecadação e folha, “informações imprescindíveis para a elaboração do Plano Plurianual, o PPA, por exemplo”.
O software que traz informações de um conjunto, a partir do banco de dados existente, pode, por exemplo, emitir um relatório sobre o controle de estoques de farmácia. Como explica Simões, o volume de atendimentos médicos e das prescrições, após cruzamento de dados, vai revelar se há desvio na farmácia, porque mostra se o consumo de medicamentos está de acordo com o registrado, ou se foi maior do que o prescrito. “Este é apenas um exemplo do que pode ser detalhado a partir do Giap”, ressalta.
Como pontuaram o prefeito e os secretários de Planejamento, José Marques Braga e Fazenda, Bolanger Almeida, o produto apresentado vem ao encontro da proposta de modernização da máquina pública, que nesta administração está baseada na eficiência da gestão e do controle de gastos. “Até o momento, os aplicativos que dispomos estão focados mais na questão orçamentária e sabemos que a gestão eficiente é que vai trazer resultados e proporcionar o planejamento de ações”, observa Braga.
Bolanger acrescenta ainda, que se houver interesse do município pela prestação de serviço apresentada, a contratação se encaixaria dentro dos objetivos do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM). Entre os objetivos do Programa está a introdução de um modelo de gestão com foco nos clientes (sociedade) e voltado para resultados, definindo de forma clara as funções e as responsabilidades da administração pública municipal.