O número faz parte da Pesquisa Industrial Mensal de Empregos e Salários (PIMES) divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
.
Ante maio de 2005, houve decréscimo de 0,4%.
No confronto de maio deste exercício com período correspondente do ano passado, registrou-se queda no número de vagas em oito dos 14 locais pesquisados, com destaque para o Rio Grande do Sul (recuo de 7,6%), Paraná (baixa de 4%) e região Nordeste (diminuição de 2,4%).
Em compensação, os principais impactos positivos vieram da região Norte e Centro-Oeste (9,8%) e de São Paulo (0,6%), refletindo, principalmente, o comportamento dos alimentos e bebidas (27,1% e 13,8%, nesta ordem).
Setorialmente, 11 dos 18 ramos pesquisados reduziram o total de postos de trabalho, sobressaindo o grupo Calçados e artigos de couro (-11,4%) e Máquinas e equipamentos (-6,5%).
Entre as indústrias que pressionaram positivamente o índice geral, ganham destaque Alimentos e bebidas (8,5%) e Máquinas, aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (6,8%).
No acumulado dos 12 meses encerrados em maio, o indicador do emprego na indústria nacional cedeu 0,2%.
No acumulado do ano, o decréscimo é de 0,6%.
(Valor Online)