Contar com um “empurrãozinho” é o que muitos empreendedores necessitam para por uma idéia em prática e obter sucesso em um pequeno negócio. É por isso que mulheres da Associação Várzea-grandense de Artesãos (AVA) com o apoio da Casa de Artes da Prefeitura Municipal e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), estão se organizando para participar da Feira do Empreendedor prevista para ocorrer em outubro no Centro de Eventos do Pantanal.
“Tínhamos a idéias, mas faltava dinheiro para tirá-la do papel e realizar o sonho. Também não sabíamos como conquistar esse espaço. Hoje já estamos próximas do sonho de obter o retorno do dinheiro aplicado”, disse presidente da AVA, Rita Avelino.
“Provavelmente uma coleção de produtos para cozinha e decoração será o destaque de Várzea Grande durante a Feira”, avalia a designer mineira, que acompanha o projeto pelo Sebrae, Adréia Costa. De acordo com ela, o segredo está no material utilizado e a exclusividade das peças. “Além de não serem repetidas a tecelagem e trabalhos feitos com coco e cipó irão fazer a diferença”, aposta.
“Verificamos as oportunidades de exposição da coleção e o empreendedorismo, além de repasses, tendência de mercado. O objetivo das peças é conseguirem expressividade no mercado local e nacional, gerando demanda e renda para os participantes”, explica Andréia.
Na opinião da diretora da Casa de Artes, Fátima Sé, a Feira do Empreendedor será uma oportunidade de fazer negócios, manter contatos e expor o trabalho destas microempreendedores. “Muito mais que vender, elas estão tendo a oportunidade de mostrar o trabalho, o que no futuro renderá mais negócios. A Feira será uma espécie de vitrine para a Associação”, ressaltou.
PROJETO – O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está aplicando o Projeto de Desenvolvimento do Artesanato para cinco associações de artesãs. Cada associação desenvolve sua coleção apoiada pelo Sebrae. Este disponibiliza instrutores, designer, e os catálogos de produtos para a aprovação. A demonstração dos produtos produzidos pelos artesãos será em nível nacional e internacional.
A primeira etapa foi desenvolvida em julho deste ano, também na Casa de Artes. O objetivo do projeto é desenvolver uma coleção de peças artesanais da região de Cuiabá e Várzea Grande, partindo do conhecimento e habilidades já existentes com o foco na cultura local.
CRITÉRIOS – Para participar do projeto o artesão tem que viver só do artesanato; ter uma boa capacidade de produção; visão empreendedora para atender grandes lojas; que queira multiplicar conhecimentos; comprometer com a identidade regional em seus produtos; participar dos cursos; oficinas e capacitações complementares; tais como: cursos de empreendedorismo, oficina de formação de preço de vendas, entre outros de acordo com o perfil do grupo.