O viveiro de mudas da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), localizado no município de Várzea Grande, possui 50 mil mudas de plantas nativas e frutíferas que serão doadas aos produtores rurais, ribeirinhos da Baixada Cuiabana, neste período de seca. O técnico agropecuário e responsável pelo viveiro, Roberto Arcanjo, fala que as mudas são destinadas ao reflorestamento de áreas degradadas e matas ciliares. Até o final de 2010, serão distribuídas mais de 300 mil mudas.
Os produtores que estão situados dentro do Projeto de Conservação e Recuperação da Bacia do Rio Cuiabá podem retirar sem custo até cinco mil mudas, desde que, comprovada a necessidade na área. Para que isso ocorra, o produtor solicita à empresa,por escrito, e um técnico vai ao local verificar in loco, o número de espécies e variedades necessárias para o plantio. Os produtores que não fazem parte do projeto pagam R$ 1,00 por planta. Para adquirir as mudas, é necessário fazer o pedido antecipado ao viveiro, solicitando o número das espécies que serão cultivadas.
O viveiro tem multiplicado mais de 70 espécies diferentes de plantas, tais como: ipê (roxo, amarelo, rosa e branco), jatobá, cumbaru, angico, tarumã, cedro rosa, ingá de metro, chuva de prata, manga, caju, pitomba, acerola e outras. Fazem parte do projeto 11 municípios: Rosário-Oeste, Nobres, Jangada, Acorizal, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Chapada dos Guimarães, Planalto da Serra, Santo Antônio de Leverger, Várzea Grande e Cuiabá.
Segundo Arcanjo, durante o festival de inverno que acontece nos dias 25.06 a 18.07, em Chapada dos Guimarães serão doadas 10 mil mudas. No abraço ao Rio Cuiabá, o viveiro distribuiu 1.500 mudas, das espécies de buriti, caju, ingazinho e pitomba. Os interessados podem procurar o viveiro de mudas que está localizado na rua Pintado, em Várzea Grande, próximo à ponte nova, pelo telefone: 8118 7851.