A senadora Serys Slhessarenko (PT) participa nesta quinta-feira (19), da solenidade de lançamento da pedra fundamental da sede da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em Mato Grosso. A nova sede será construída em Sinop. A solenidade reunirá várias lideranças do Estado, além do diretor presidente da Embrapa, Pedro Antônio Arraes Pereira.
As obras serão financiadas pelo Governo Federal que viabilizou os recursos para a edificação do Centro, contratação de pessoal e aquisição de equipamentos (que já começaram a ser adquiridos). A previsão é de que sejam aplicados R$ 7.920.000,00 em edificações.
Hoje já existe em Sinop um escritório da Empresa que, com a nova sede, irá gerar mais de 100 empregos diretos no município (sendo 32 pesquisadores, 15 analistas e 54 assistentes). Em 2008, o governo federal aplicou R$ 4.080.000,00 na aquisição de bens necessários (equipamentos) a execução de pesquisas, destinados à Embrapa Mato Grosso, que terão utilização imediata.
“Não temos dúvida que a partir do funcionamento efetivo da Embrapa em nosso Estado, Mato Grosso dará salto de qualidade na pesquisa da pecuária e da agricultura”, afirma a senadora Serys, lembrando que a luta pela instalação de uma unidade da Empresa no Estado se dá há décadas.
A Embrapa Mato Grosso vai estudar as áreas de grãos (soja, milho, arroz, feijão, sorgo), fibras (algodão), pecuária (bovinocultura de corte e de leite, suinocultura, piscicultura, avicultura de corte e ovos), espécies arbóreas (fruticultura e florestas plantadas) e mandioca. Algumas linhas de pesquisa como piscicultura, avicultura e suinocultura serão trabalhadas de forma descentralizada em vários municípios. A solenidade está marcada para 15h, na rodovia MT 222, km 8, próximo ao aeroporto de Sinop, onde será construída a unidade.
Assessoria de Imprensa Serys Slhessarenko