O quarto laboratório virtual da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no exterior será inaugurado nesta quarta-feira (13), em Pequim. O Labex China será coordenado desde a Embaixada brasileira em Pequim, e terá sua inauguração na sede da Chinese Academy of Agricultural Sciences (CAAS).
As atividades no laboratório serão voltadas para as áreas de recursos e melhoramentos genéticos, biocombustíveis e agroenergia, processamento de alimentos, produção animal, agroecologia e pastagens, entre outras.
Por ser um laboratório virtual, a unidade não dispõe dos recursos de um laboratório convencional, o que exige que as equipes compartilhem os meios físicos com as instituições parceiras.
A Embrapa mantém atualmente laboratórios semelhantes nos Estados Unidos, na Coreia do Sul e na Europa – com pesquisadores atualmente na Inglaterra e na França.
A cooperação atende a um dos itens previstos no Plano de Ação Conjunta 2010-2014, assinado pelos governos brasileiro e chinês.
Cúpula
A inauguração do Labex China e a assinatura de outros acordos acontecem paralelamente à reunião de cúpula dos Brics – que reúne Brasil, Rússia, Índia e China.
Nesse ano, a África do Sul participará do encontro pela primeira vez. A reunião, marcada para a próxima quinta-feira (14), em Sanya, no sul da China, contará com os chefes de estado dos cinco países emergentes.
Fonte:
Embrapa