“Nós podemos confirmar informações sobre um ataque contra nossa embaixada em Damasco por criminosos desconhecidos. Isto parece ter terminado. As autoridades locais responderam e estão no local”, afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Curtis Cooper.
Segundo um porta-voz da embaixada, todos os diplomatas e funcionários dos Estados Unidos em Damasco estão sãos e salvos. “Todo o pessoal está são e salvo, não há vítimas entre nossos funcionários”, declarou o porta-voz.
O ataque
Testemunhas afirmaram que um automóvel foi interceptado por funcionários dos serviços de segurança sírios em uma estrada que dava acesso à embaixada americana, no bairro Abu Remmeneh de Damasco, onde ficam diversas representações diplomáticas.
“Por volta das 10H00 (4H00 de Brasília), vários disparos de morteiro foram feitos contra a embaixada dos Estados Unidos, seguidos por explosões, duas delas fortes”, declarou um diplomata ocidental em Damasco.
Uma espessa coluna de fumaça era vista na área da embaixada. De acordo com o ministro do Interior sírio, Bassam Abdel Majid, três criminosos morreram durante o atentado contra a embaixada.
“Uma operação terrorista teve como objetivo a embaixada dos Estados Unidos. As forças de segurança controlaram a situação. Três terroristas morreram e um ficou ferido”, disse o ministro.
A circulação de veículos e pedestres foi proibida em todas as avenidas que levam à região da embaixada. De acordo com a agência oficial Sana, as forças antiterroristas do país desativaram um carro-bomba estacionado pelos terroristas diante da embaixada americana em Damasco.