Após uma votação acirrada, o presidente dos Estados Unidos, o democrata Barack Obama , conquistou na noite desta terça-feira (madrugada de quarta no Brasil) sua reeleição ao derrotar o candidato republicano, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney . Por volta das 3h, Obama tinha superado os 270 delegados necessários para vencer o Colégio Eleitoral.
A festa dos partidários do presidente começou antes mesmo de o número ser superado, quando a rede americana CNN projetou sua vitória. Ao som de Beatles, Michael Jackson e outra estrelas da música, milhares comemoraram a reeleição de Obama no centro de convencoes McCormick, em Chicago.
A cada Estado confirmado como vitória do lider americano, a plateia estimada de 10 mil partidários comemorava com gritos e balançando bandeiras do país. No centro de imprensa, mesmo jornalistas não se fizeram de rogados e mostraram com sorrisos e gestos de vibração que preferiam Obama a seu rival.
Pouco depois da projeção da CNN, partidários do presidente receberam um email de agradecimento. "Isso aconteceu por causa de vocês", dizia a mensagem assinada por Obama. No Facebook, a equipe do líder publicou uma foto dele abraçando a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, com a frase: "Mais quatro anos".
Com uma campanha com tema de “Forward” (Adiante), Obama venceu defendendo ao eleitor que merecia mais quatro anos na Casa Branca para terminar o trabalho iniciado em 2009, após conquistar seu primeiro mandato nas eleições de 2008 com uma campanha que mobilizou os EUA e o mundo com o lema de esperança e mudança. Mais do que disputar os 230 milhões de americanos aptos a votar, os dois candidatos travaram na terça-feira uma batalha acirrada por nove swing states (Estados pêndulo), que eram cruciais pelo fato de as pesquisas de intenção de voto indicarem que não tinham um resultado definido.
Últ.Seg
– enviada a Chicago