O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deverá assinar entre 10 a 12 acordos nas áreas comércio, tecnologia e ciências em viagem à Índia. O presidente embarca para Nova Delhi no próximo dia 23 de janeiro. O retorno ao Brasil está previsto para o dia 27 de janeiro.
Em coletiva no Palácio Itamaraty, o embaixador Reinaldo José de Almeida Salgado, secretário de Negociações Bilaterias na Ásia, Pacífico e Rússia afirmou que a visita se insere num contexto amplo de reformas e de abertura da economia brasileira com o objetivo de tornar o Brasil mais atrativo a investimentos estrangeiros.
O comércio de U$ 7 bilhões com o país deverá ser ainda mais explorado, “Estamos indo com grande delegação, teremos um seminário empresarial em que o presidente falará sobre o novo ambiente de negócios no Brasil e depois falará sobre temas específicos como energia, especialmente energias renováveis, bioenergia, teremos a assinatura entre 10 e 12 acordos. O objetivo é ter esse olhar específico para a Ásia, que é de longe a região mais dinâmica do mundo e é também uma região que tem 65% da população mundial. Com a Índia, ainda temos muito espaço para melhorar o comércio, temos um comércio de U$ 7 bilhões de dólares com eles que ainda é muito aquém do potencial que temos com a Índia”, declarou.