Mesmo em trabalho remoto, devido a prevenção contra a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), as Secretarias de Controle Externo (Secex) do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) melhoraram o desempenho em 13,75% no mês de março deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado.
Os dados foram elaborados pela Corregedoria do TCE-MT em relatório parcial encaminhado à presidência da Corte de Contas. “Os números são extremamente positivos. Em meio a uma pandemia, criamos uma força tarefa que tem trabalhado diuturnamente para manter a missão constitucional do TCE. Ao instituir o trabalho remoto, pedimos o apoio e a compreensão dos nossos colaboradores para que se empenhassem ao máximo, mesmo de casa e diante das adversidades, para manter e, quem sabe, melhorar a produtividade. O resultado está sendo união e muito trabalho”, afirmou o presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf.
O comparativo de março de 2019 para o mesmo período em 2020 apresenta um crescimento de 14,77 pontos percentuais de tramitações dos processos recebidos.
O relatório da Corregedoria demonstra a atuação no monitoramento das atividades do TCE-MT e que a Corte de Contas continua trabalhando e melhorando o seu desempenho no que se refere ao controle externo, mesmo em trabalho remoto. “O TCE-MT está atento aos fatos e busca a todo momento se adaptar, em termos de metodologia de trabalho, a fim de cumprir a sua missão institucional, que é garantir o direito fundamental ao bom governo mesmo em tempos de crise sanitária”, disse o corregedor-geral, conselheiro do TCE-MT Moises Maciel.
Segundo o conselheiro, está sendo realizada uma análise diária das demandas urgentes dos diversos setores internos da Corte de Contas do Estado a fim de apoiar as atividades de controle externo e manter a eficiência do órgão. Moises Maciel pontuou ainda que a Corregedoria mantém suas atividades em sistema remoto, acompanhando, mesmo à distância, o estoque dos processos das secretarias e gabinetes da Corte de Contas e que, após a quarentena, será avaliada a produtividade de cada unidade durante esse período de suspensão das atividades presenciais do Tribunal de Contas.
Em relação aos processos recebidos, houve uma redução de 6,39% considerando o mesmo período em 2019, número que é justificável visto que todos os órgãos da administração pública foram afetados com a suspensão das suas atividades presenciais.