O prefeito Wilson Santos afirmou, durante o 5º Encontro dos Prefeitos e Vereadores Eleitos em São Paulo, realizado no sábado (22-11), do qual participou como convidado, que os efeitos da crise mundial já chegaram aos municípios. Ele enfatiza ser preciso uma combinação perfeita entre gestores, nas esferas municipal, estadual e federal, para superar as dificuldades e esforços igualmente conjuntos para manter o crescimento em taxas suportáveis. “Serão tempos difíceis, mas como combater as dificuldades afastando-se dos problemas? Devemos enfrentá-los de frente, como estamos fazendo aqui neste momento”, disse Santos.
O prefeito acentuou que “essa é uma crise que pulveriza, gradativamente, as cidades brasileiras”, num processo crescente. “E se não houver reação, ela se instala em definitivo”, advertiu, também anunciando que a Prefeitura de Cuiabá fará um seminário para discutir o assunto no próximo dia 28, com a participação das maiores autoridades em economia, finanças e gestão pública e privada do País.
O prefeito entende que as cidades com economia em crescimento, como é a maioria das cidades de Mato Grosso – incluindo Cuiabá – são as que recebem maior impacto. “Cuiabá fará sua parte, e vamos aprofundar e esgotar todos os argumentos em torno de discussões, sugerindo fórmulas para transpor a crise”. Santos foi o único chefe de Executivo presente ao encontro de fora do eixo de São Paulo.
Pelo lado político, ele destacou que esse também é o momento de entendimentos e que os Poderes devem caminhar juntos na busca de soluções. Citou, por exemplo, ser importante que um prefeito tenha base de sustentação forte na Câmara de Vereadores, “porque vamos precisar de compreensão e disposição para um trabalho conjunto”.
Wilson informou aos paulistas, em virtude da crise anunciada, que até pediu a revisão da Lei Orçamentária Anual (LOA), cujo projeto já tramitava no Parlamento. “Em Cuiabá, mesmo reeleito, estou retirando a LOA para uma nova avaliação, principalmente em função da crise mundial”.
O prefeito cuiabano também apresentou a proposta de o PSDB fazer uma cartilha sobre as melhores experiências do jeito tucano de governar. “É preciso que os prefeitos eleitos tenham a consciência da necessidade de se estabelecer parcerias com os governos federal e estadual, aproveitando este período de transição para correr atrás de emendas”. Ele acentuou que seu partido tem os melhores quadros para disputar, em 2010, a Presidência da República.
Em relação ao seu governo, destacou o Cuiabá-Vest, cursinho comunitário gratuito da Prefeitura de Cuiabá, que já permitiu o ingresso de milhares de jovens em universidades públicas. Citou ainda o Peladão, maior evento amador do País, o passe-livre integral, e o adensamento urbano, através de grandes obras, como a Avenida das Torres Edna Affi, e o geoprocessamento, que permite justiça fiscal no processo de emissão de tributos, como o IPTU e ITR, entre outros.