Candidato do MDB mentiu no horário eleitoral ao afirmar que Cláudio é autor da lei da pesca
O candidato a prefeito pelo MDB, Thiago Silva, sofreu nova derrota na Justiça ao divulgar fake news contra o candidato Cláudio Ferreira (PL) em seu programa eleitoral na TV. A Justiça Eleitoral de Rondonópolis concedeu, neste domingo (29), o direito de resposta a Ferreira ao constatar que Thiago fez afirmações inverídicas e descontextualizadas ao afirmar que o candidato do PL é autor da Lei do Transporte Zero.
O candidato do MDB, que é afilhado político do cacique Carlos Bezerra, mentiu e tentou induzir a população de Rondonópolis ao erro utilizando um suposto pescador idoso para afirmar que a lei, que é de autoria do Governo do Estado, teria prejudicado os pescadores. A lei foi aprovada pela Assembleia Legislativa em 2023, com o voto favorável de partidos que apoiam Thiago Silva e seu vice, o empresário Luizão (Republicanos).
Em sua decisão, a juíza Aline Luciane Ribeiro Viana Quinto Bissoni, da 046ª Zona Eleitoral de Rondonópolis, enfatizou a importância do direito de resposta como uma proteção essencial para a honra dos candidatos e a integridade do processo eleitoral. Ao avaliar o conteúdo do programa, a magistrada considerou que as afirmações veiculadas configuraram calúnia e difamação, distorcendo a imagem de Cláudio Ferreira perante o eleitorado.
O direito de resposta de Cláudio Ferreira (veja vídeo) foi veiculado nesta segunda-feira (30) no horário eleitoral de Thiago Silva para restabelecer a verdade.
“Thiago mentiu: a lei do Transporte Zero não é uma lei de Cláudio. Thiago mentiu: a lei do Transporte Zero é uma lei do Governo do Estado e foi aprovada pela Assembleia, com o objetivo de preservar 12 espécies de peixes ameaçadas de extinção. Apenas 12 espécies! Outras espécies não tiveram a pesca e o transporte proibidos. Cláudio é a favor da pesca sustentável e da piscicultura, responsável pela maior parte do peixe consumido no Estado. Em seu programa de governo, Cláudio propõe fomentar e fortalecer a piscicultura e a pesca esportiva, potencializando o turismo e gerando novas oportunidades para as comunidades ribeirinhas, que hoje vivem apenas do extrativismo. Portanto, o candidato Thiago mentiu para tentar enganar você”, esclareceu o direito de resposta.
Na última quarta-feira (25), a juíza Aline Luciane Ribeiro Viana Quinto Bissoni já tinha determinado que a coligação de Thiago Silva excluísse a fake news sobre a lei da pesca contra Cláudio, sob pena de multa de R$ 5 mil por dia em caso de descumprimento da decisão judicial.