domingo, 22/12/2024
InícioCidadeEm meio à visita do Vice Presidente e do Ministro, teto de...

Em meio à visita do Vice Presidente e do Ministro, teto de aeroporto de Sorriso desaba

Ainda sem inauguração oficial e em plena construção, o aeroporto municipal de Sorriso vai ser o local de desembarque do ministro da Agricultura e Pecuária, Mendes Ribeiro Filho, acompanhado do vice-presidente da República, Michel Temer, e do governador Silval Barbosa nesta segunda-feira (24) para lançarem oficialmente o plantio da safra brasileira 2012/13. No entanto, o local faz os conterrâneos sentirem vergonha da recepção.

Sorriso é referência absoluta na produção de grãos no Brasil e considerado o maior produtor de soja do mundo. No entanto, parece que o aeroporto não acompanhou o pleno desenvolvimento do município, que tem a quarta maior economia do Estado, com um PIB de R$ 2,5 bilhões.

Após um período de estiagem, a primeira chuva, neste fim de semana, fez a sua vítima na cidade: o teto do aeroporto do município. Com as águas, as placas de gesso usados na construção não resistiram e caíram na madrugada do domingo (23).

De acordo com informações do jornalista Ronaldo Pacheco, que estava no local, o teto do aeroporto não é feito por uma chapa de concreto e, com a chuva que durou todo o dia de sábado (22), a estrutura se fragilizou e desmoronou na madrugada do domingo.

Pacheco conta que, com a umidade armazenada pela água, pode-se perceber que o teto é feito por placas de material poroso. Parte destas placas, segundo ele, mostra uma série de pontos de infiltração. “Isso pode atingir a rede elétrica, pois o teto serve de sustentabilidade para as iluminarias do hall de acesso”, pontua.

Com o desabamento, uma grande quantidade de água inundou o piso da parte interna do aeroporto na área de embarque/desembarque. Os funcionários somente secaram as áreas em que a chuva atingiu, mas o buraco no teto permanece.

Ainda segundo informações de Pacheco, a Prefeitura foi comunicada sobre o incidente e assegurou que vai acionar as duas empreiteiras responsáveis pela obra para corrigir a falha.

O Hipernotícias procurou a assessoria da Prefeitura, que informou que são duas empreiteiras que atuam na construção. Uma delas é Cuiabá, responsável pela pavimentação da pista de 1,6 mil metros por 30 metros. A outra é a empresa Projetil Projetos e Construções, de Sorriso, que faz o terminal de embarque e desembarque.

O secretário de Obras e Serviços Urbanos do município, Emiliano Preima, também foi procurado via celular para falar sobre o caso, mas não obteve retorno. Já o proprietário da empresa Projetil, Carlos Alberto de Oliveira assegura que tem o prazo de oito meses, que se finda até de 31 de dezembro, para entregar a obra e que nesse período a construção está sujeita a contratempos.

"O que aconteceu foi que era para ser aplicado uma manta em cima da lage, que ainda não ocorreu, pois o material vem de São Paulo. Com a chuva, a água caiu no gesso que cedeu. Um simples contratempo", afirma.

A construção do aeroporto está orçada em R$ 6,9 milhões, com pequena contrapartida municipal, sendo a maioria dos recursos da União, com parceria com o Ministério do Turismo, que oferece o dinheiro mediante convênio com a Caixa Econômica Federal.

Hiper Noticias
KARINE MIRANDA

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

Mais Visitadas

Comentários Recentes