Nutricionista do Fort Atacadista dá dicas de como o açaí pode ser consumido e quais seus benefícios
A onda de calor que se instalou no centro-oeste do Brasil, especialmente em Cuiabá, continua em vigor, sem previsão de queda nas temperaturas, chegando à casa dos 40°C. Para se refrescar, o jeito é encontrar alternativas saudáveis e gostosas, como o açaí, por exemplo. A fruta, que é a cara do Brasil, tem conquistado não apenas o mercado nacional, mas está rompendo fronteiras e começa a ganhar o paladar das pessoas no mundo.
O açaí, cultivado na região amazônica, é uma fonte altíssima de energia. O produto que antes era tradicional da região norte, agora está presente na rotina de todos os brasileiros. Prova disso é o crescimento de 15.000%, segundo dados da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), estado que detém 95% da produção.
O gosto pelas combinações que vão de banana, granola, mel, leite em pó e até as inusitadas como gengibre, fizeram o movimento de vendas crescer. Nas casas de suco, lanchonetes e prateleiras de supermercados e atacarejos, a frutinha vai encantar novos apreciadores. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o consumo de açaí deve aumentar em mais 15% a cada ano.
Encontrado em forma de polpa congelada, o açaí revela benefícios que prometem fortalecer o sistema imunológico e combater a anemia. A responsável técnica em Nutrição do Fort Atacadista, Anne Felix dos Santos, garante ainda outras maravilhas da fruta. “Combate o envelhecimento e garante energia para o organismo. É rico em vitaminas C e tem bastante ferro. É nutritivo, possui carboidratos, lipídios, fibras, além de outros nutrientes”, aponta.
Como tem muita energia, logo é um alimento bem calórico. Mesmo assim, vale apostar na fruta para uma alimentação saudável. “Vale consumir a polpa pura, com moderação e não abusar dos acompanhamentos”, aconselha. A profissional explica que o ideal é restringir seu consumo entre 100 e 200 gramas, três vezes por semana.
Para que a fruta possa agregar na alimentação, uma receita bem simples é a saída. Além de saborosa, prática e fácil de fazer, Anne afirma que a combinação é perfeita para a saúde. “Basta adicionar 100 gramas de polpa, uma banana, 100 ml de água e bater tudo no liquidificador. Para que ele fique mais doce, porém saudável, acrescente uma colher de chá de mel”, finaliza. Aos que têm restrições, como diabetes, o conselho é consumir a fruta sem adição de açúcar ou conservantes, mas o sabor ainda é agradável e convidativo.
Em Mato Grosso, as lojas do Fort Atacadista estão localizadas nas Avenidas Fernando Corrêa da Costa (Coxipó), Miguel Sutil e na saída para Chapada dos Guimarães, em Cuiabá. Em Várzea Grande, a loja está situada na Avenida da FEB. No site do Fort Atacadista estão todos os endereços, telefones e horários de funcionamento das lojas disponíveis em: www.fortatacadista.com.br/nossas-lojas/