quinta-feira, 21/11/2024
InícioPolíciaEm Mato Grosso, os casos de feminicídios aumentaram 400% com o isolamento...

Em Mato Grosso, os casos de feminicídios aumentaram 400% com o isolamento social

AUMENTOU VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DURANTE PANDEMIA

Nos últimos dias, devido à pandemia do coronavírus, o isolamento social tem sido uma das estratégias mais adotada pelo mundo afora. Por outro lado, mais tempo em casa, infelizmente tem aumentado o número de violência doméstica contra a mulher. Conforme dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), desde que foi decretado o isolamento social em Mato Grosso, no dia 23 de março, os feminicídios aumentaram 400%, saltando de duas mortes para 10, com relação ao mesmo período do ano passado.

Preocupado com a situação e reforçando o trabalho que já tem feito no combate à violência doméstica, o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) apresentou ontem durante a sessão plenária extraordinária um requerimento de informações para o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, a respeito da Casa de Apoio e Proteção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica. Lembrando que, no ano passado, o deputado chegou a fazer indicação à gestão municipal solicitando esse abrigo às vítimas.  

“Recebi da presidente da Associação de Mulheres de Rondonópolis, a Sandra Raquel, um requerimento onde ela cobra informações do prefeito. E estou reiterando esse pedido. Ano passado já fizemos essa indicação e queremos que ele (Pátio) entregue urgentemente essa casa de apoio ou casa-abrigo. Temos visto pela imprensa que, devido a pandemia e o isolamento social, aumentaram os índices de violência contra as mulheres. Fato esse divulgado nesse relatório recente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública”, declarou Delegado Claudinei.

No requerimento de informação, o parlamentar questiona quais medidas a gestão tem implementado que visem o combate à violência doméstica e familiar, bem como tem desenvolvido ações de apoio e proteção a essas mulheres vítimas em Rondonópolis. Diante de diversas solicitações, o Delegado Claudinei perguntou se a prefeitura vai disponibilizar uma Casa de Apoio, quais providências estão sendo tomadas para que essa casa de apoio seja entregue e qual o prazo.

RECOMENDAÇÃO – O deputado lembra que a Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial de Saúde (OMS) têm solicitado que os governos tratem o tema como prioridade durante a pandemia. O relatório da FBSP, aponta que uma em cada três mulheres já sofreu violência física e/ou sexual, mas “é provável que esta crise piore como resultado da pandemia” da Covid-19, ainda que, na maioria dos casos, os registros das denúncias de violência doméstica tenham diminuídos.

“Bem verdade, os casos acabam sendo subnotificados porque a vítima com o isolamento não tem nem como sair em busca de ajuda ou abrigo ou até mesmo de ir à polícia. Tudo fica mais difícil. Imagina aonde não tem essas casas de apoio para receber essa mulher?”, indagou Claudinei.

O parlamentar argumenta, que o convívio familiar por 24 horas devido o isolamento social, aliada muitas vezes a falta de dinheiro ou, em outros casos, o consumo exagerado de bebida alcóolica, que antes era mais comum aos finais de semana, tem potencializado os índices de violência doméstica.

“E, no nosso estado, infelizmente, aumentado o número de feminicídio desde quando se iniciou o isolamento. Por isso, pedimos ao prefeito de Rondonópolis que observe o artigo 35, inciso 2 da Lei nº 11.340, a Lei Maria da Penha e entregue o mais rápido possível essa Casa Abrigo”, concluiu Delegado Claudinei.  

Clique AQUI, entre na comunidade de WhatsApp do Altnotícias e receba notícias em tempo real. Siga-nos nas nossas redes sociais!
Parmenas Alt
Parmenas Alt
A estrada é longa e o tempo é curto. Não deixe de fazer nada que queira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com as consequências destas ações.
RELATED ARTICLES

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais Visitadas

Comentários Recentes