Em uma final emocionante, o Brasil fez história ao vencer a Argentina por 3 a 2 na final por equipes do tênis de mesa, nesta terça-feira. Com o triunfo, Hugo Hoyama tornou-se o brasileiro com maior número de medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos. Além disso, o resultado garantiu ao Brasil a melhor campanha do País no torneio, superando a marca conquistada em Santo Domingo, em 2003, quando somou 29 ouros.
A disputa melhor-de-cinco começou mal para os brasileiros. Hugo Hoyama encarou o chinês naturalizado argentino Liu Song e foi arrasado pelo adversário por 3 sets a 0, com parciais de 11/5, 11/6 e 11/5.
Já no segundo jogo o equilíbrio foi constante entre o mesa-tenista número um do Brasil, Thiago Monteiro, e o argentino Gaston Alto. A partida foi para o set de desempate e o brasileiro levou a melhor, fechando o confronto por 3 a 2 (11/2, 9/11, 11/3, 10/12 e 11/9). Duelo empatado.
Nas duplas, Monteiro e Gustavo Tsuboi encararam Alto e Pablo Tabachnik. A partida era crucial para as aspirações à medalha de ouro, pois daria um ponto importantíssimo de vantagem ao Brasil, evitando que a disputa ficasse para o jogo contra Liu Song, que visivelmente estava um nível acima dos outros competidores.
Bem entrosada, a dupla brasileira vibrou a cada ponto e com extrema facilidade conseguiu a tão importante vitória: 3 a 0 para Monteiro/Tsuboi, parciais de 11/4, 11/1 e 11/3.
O ouro nas mãos de Hoyama
E como que por destino, coube a Hoyama decidir o confronto a favor do Brasil. O jogo começou nervoso, mesmo com toda sua experiência, o mesa-tenista paulista sentiu o pressão e perdeu o primeiro set para Tabachnik por 11/8.
O segundo set foi bem mais equilibrado. O brasileiro e o argentino duelaram ponto a ponto, e com um erro de Tabachnik, Hoyama triunfou por 11/9 e empatou a disputa. Porém, no set seguinte, mesmo com uma boa vantagem aberta no começo, o brasileiro vacilou, e na raça, o argentino virou e fechou em 11/7.
No quarto set era tudo ou nada para Hoyama, que usou de toda a sua experiência para vencer por 11/8 e levar o confronto para o quinto e último set, a “hora da verdade”.
Há um set da medalha de ouro Hoyama se soltou. Foi com tudo para cima do argentino e com autoridade arrasou Tabachnik por 11/7. O 30.º ouro do Brasil no Pan do Rio.
“Agradeço a todos os que estão aqui. Não tenho palavras para descrever o que estou sentindo nesse momento. Só quero agradecer muito a meus companheiros, sem eles esse ouro seria impossível. Muito obrigado Brasil!”, comemorou Hoyama.
“Foi diferente e mais especial [em comparação aos outros ouros] . Eu queria pular e correr, mas depois do último ponto, caí no chão porque não conseguia mais levantar”, acrescentou emocionado.
Hoyama entra para a história
Hugo Hoyama, de 38 anos, se despede dos Jogos Pan-Americanos com uma marca impressionante. O veterano mesa-tenista é o brasileiro com maior número de medalhas de ouro na competição. Com o conquistado nesta terça-feira, ele conseguiu superar o nadador Gustavo Borges e subir ao ponto mais alto do pódio nove vezes.
Borges, que estava presente na disputa desta terça-feira, foi cumprimentar o mesa-tenista após a vitória da equipe brasileira. “Ele está de parabéns. Estou muito honrado de ter visto essa vitória incrível. Sou pé quente. Estava torcendo muito por essa medalha que marca uma carreira tão vencedora como a do Hugo [Hoyama].”