Ontem a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) emitiu uma nota com o alerta, após ouvir relatos de comerciantes prejudicados. São eles que ficam com o prejuízo, já que o consumidor, quando faz o pagamento do boleto, age de boa fé sem saber que o dinheiro não está sendo direcionado à empresa com a qual negociou.
Empresários comentam que boletos enviados através de bancos também chegavam a seus clientes modificados nos números da conta bancária da empresa, bem como o código de barras.
De acordo com especialistas em agências bancárias, consultados pela CDL Cuiabá, não se trata possivelmente de um vírus e sim uma alteração realizada por alguém de dentro da empresa fornecedora que emitiu o boleto ou de dentro da agência bancária quando o boleto é enviado ao consumidor.
O advogado da CDL Cuiabá e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL/MT), Otacílio Peron, explica que alguém (hacker ou uma terceira pessoa) altera o número da conta bancária do fornecedor no boleto bancário, lançando novos números que, ao se efetuar o pagamento, o valor da compra acaba indo parar na conta bancária do fraudador.
“O comprador emite o boleto e paga, porém quem vendeu não recebe. Alguns lojistas tiveram este problema recentemente e nos relataram a situação”, diz o advogado da CDL Cuiabá e FCDL/MT, Otacílio Peron.