O maior evento agro de Mato Grosso chega à 55ª edição com meta de integrar campo e cidade |
Neste sábado (08), começa o maior evento da agropecuária do Estado. A Feira Industrial, Comercial e Agropecuária de Cuiabá (Expoagro) abre os portões do Parque de Exposições Jonas Pinheiro às 8h. Em sua 55ª edição, o evento segue até 16 de julho com o objetivo principal de integrar campo e cidade com inovação.
Para isso, o Sindicato Rural de Cuiabá, que organiza o evento, programou uma série de atrativos diversificados, como feira comercial de produtos e serviços, shows musicais, rodeio, provas hípicas, palestras e oficinas técnicas, gastronomia, parque de diversões e lazer. Outro diferencial é que a Expoagro terá sete dos nove dias com entrada franca ao público.
“Desde o planejamento, definimos que a Expoagro teria esse foco social porque nosso intuito é realmente abrir o Parque de Exposições para famílias do campo e da cidade”, destacou Celso Nogueira, presidente do Sindicato Rural de Cuiabá.
Além da exposição de produtos e serviços do agro, o sábado (8) começa com a tradicional Cavalgada, logo cedo. A comitiva de cavaleiros e amazonas sai do Parque de Exposições para o centro da cidade. O grupo se reúne com o prefeito Emanuel Pinheiro na sede da prefeitura e depois de um café da manhã retorna para a queima do alho – almoço que reúne os tropeiros, como era comum na época colonial.
Na segunda (10), ocorre a solenidade oficial de abertura da Expoagro, às 18h. Autoridades políticas, como o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o governador Mauro Mendes, já confirmaram presença na cerimônia.
Logo depois, às 19h, o empresário, diplomata e ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Marcos Troyjo apresenta a palestra magna “Brasil, Superpotência do Agronegócio: Desafios & Oportunidades no Cenário Internacional”.
A apresentação de Troyjo, uma das principais vozes do Brasil nos mercados globais, abre a programação do Fórum das Cadeias Produtivas, série de palestras técnicas sobre pecuária, gestão e comunicação no agro, agricultura familiar, entre outros temas, que ocorre de 10 a 14 de julho.