Várias pessoas amigas me pediram para que eu postasse o estudo sobre este assunto, ao que alegremente acedo, pedindo no entanto que o mesmo seja lido e estudado, não em forma de dogma ou afirmação de um absoluto bíblico, mas simplesmente como algo de incontestável interesse e fundamento histórico, que deverá servir unicamente para meditação, reflexão e, mais do que qualquer outra coisa, preparação para os tempos atribulados que velozmente se aproximam deste mundo.
Estas análises serão assim mais um "sinal" de alerta, uma orientação para todos quantos anseiam pela vinda do Reino e do Messias Jesus!
OS ASTROS COMO SINAIS
Desde o início da Criação que o Livro das Origens (Génesis) nos
informa que Deus, o Criador, colocou as estrelas e os astros nos céus como "sinais" – Génesis 1:14.
"Disse Deus: haja luminares na expansão dos céus…e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos."
Neste sentido, "sinais"podem servir como pontos de orientação, mas também como "alertas" indicadores de eventos significativos.
TRÊS GRANDES EVENTOS ANUNCIADOS NOS CÉUS
Os maiores eventos da humanidade são aqueles em que Deus Se manifesta de forma visível, para que todos testemunhem do Seu poder e amor.
Assim foi no anúncio da incarnação do Messias – o Filho de Deus – em Belém da Judeia. Os magos que vieram da Babilónia para adorar o Messias encetaram essa longa e arriscada viagem porque tinham visto o"sinal" nos céus:"…porque vimos a Sua estrela no oriente, e viemos a adorá-l'O…vendo eles a estrela, regozijaram-se muito com grande alegria."(Mateus 2:2 e 10).
O segundo grande evento assinalado nos céus, foi a própria morte do Filho de Deus no madeiro. Diz o relato bíblico que durante 3 horas houve um grande eclipse que provocou escuridão no local: "Desde o meio dia até às três horas da tarde, toda a Terra esteve envolta em escuridão." (Mateus 27:45). Clara descrição de um eclipse.
O terceiro grande evento, ainda num futuro que esperamos seja próximo, acontecerá logo antes da vinda gloriosa do Messias, o Filho de Deus ressurrecto: "O sol escurecerá, a lua não mais brilhará, as estrelas
LUA VERMELHA SOBRE JERUSALÉM |
cairão do céu, e os poderes celestes serão abalados. Então o sinal do Filho do Homem aparecerá no céu…"(Mateus 24:30, 31).
Há então uma base bíblica para prestarmos atenção a estes sinais cósmicos? Claro que sim! A incarnação, a morte expiatória do Messias, e a Sua vinda gloriosa para reinar na terra são a prova disso. Ora é nessa base que a nossa atenção foi despertada pelos estudos de alguns homens de Deus, e que nós próprios também pesquisamos e desenvolvemos com muita atenção e cuidado, na expectativa de algo de transcendente que poderá em breve vir a acontecer, e para o que queremos estar preparados e avisados, não descurando também a partilha desta informação a todos quantos se interessam, se preparam e aguardam ansiosamente a vinda do Rei, o Messias Jesus!
Falemos então das "tetrads"…
162-163
1949-50 – tetrads – Dois eclipses lunares totais, sendo o primeiro na Festa da Páscoa (13 de Abril) e o segundo no dia da Festa dos Tabernáculos (7 de Outubro de 1950) em pleno início do estado moderno de Israel e durante a Guerra da Independência, que se estendeu por um ano. Em 1950, o primeiro eclipse deu-se no dia 2 de Abril, em plena Festa da Páscoa, e o segundo ocorreu em 26 de Setembro, na Festa dos Tabernáculos.
1967 – tetrads – Primeiro eclipse deu-se no primeiro dia da Festa da Pascoa (24 de Abril) , o segundo eclipse ocorreu no primeiro dia da Festa dos Tabernáculos (18 de Outubro de 1967) após a Guerra dos Seis Dias e consequente vitória de Israel e reconquista de Jerusalém. Em 1968, o primeiro eclipse da lua deu-se no dia 13 de Abril, na Páscoa, e o segundo ocorreu a 6 de Outubro, na Festa dos Tabernáculos.
ECLIPSE TOTAL DO SOL EM 2014 – 20 de Março, que é o primeiro dia do antigo calendário bíblico (1º dia do mês de Abib, ou Nisan)
ECLIPSE TOTAL DO SOL EM 2015 – 13 de Setembro, que será o primeiro dia do novo ano judaico.
SEGUNDA TETRAD DE 2015 – 2º ECLIPSE TOTAL DA LUA – 28 de Setembro, que será o primeiro dia da celebração da Festa dos Tabernáculos.
RECONQUISTA DE JERUSALÉM |
Este fenómeno aconteceu pela última vez em 1949, ano seguinte à implantação do moderno estado de Israel, em cumprimento da profecia de Ezequiel 37, e em 1967/8, ano em que Israel reconquistou a Cidade de Jerusalém, cumprindo a profecia do Messias em Lucas 21:24!
Apesar do cepticismo de alguns "teólogos" que grassam por aí, a verdade é que o profeta Daniel, referindo-se a estes "tempos do fim", foi bem explícito: "…nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão." – Daniel 12:10.
ECLIPSE TOTAL DO SOL EM MARÇO DE 2014 E SETEMBRO DE 2015, COINCIDINDO TAMBÉM COM AS FESTAS NO CALENDÁRIO JUDAICO
ISRAEL: UM "SINAL" PARA AS NAÇÕES
A "coincidência" destes sinais astronómicos vistos nos céus com grandes momentos da História de Israel é revelador de que estes próximos sinais a observar em 2014 e 2015 poderão estar a anunciar aos "sábios" aquilo que está para acontecer em breve a este mundo: a vinda do Messias em poder e glória e a implantação do Seu Reino literal na Cidade santa de Jerusalém, novamente o centro do mundo!